Como escolher a cor certa para a parede? Entenda a Psicologia das Cores

04/01/2018 | Júnior Lima

Como escolher a cor certa para a parede? Entenda a Psicologia das Cores

Seja na sua casa do lado de dentro, ou do lado de fora, seja em um negócio novo que você está abrindo, pensar na cor do ambiente é um elemento importantíssimo por diversos fatores. Você sabia que a paleta de cores que são as combinações para se gerar uma harmonia no ambiente ou até mesmo quando utiliza certos tons para confrontar outras cores, deve-se a um estudo que se busca gerar sensações? É seguro dizer que cada cor evidencia uma particularidade e transmite em seu aspecto certos princípios psicológicos que atinge quem a enxerga. Lembra quando na virada do ano, grande parte das pessoas utilizaram branco para simbolizar paz? Bem, é mais ou menos isso, o branco simboliza paz para o brasileiro justamente por sua psicologia das cores gerar pureza e frescor em quem a observa. Mas... Vamos com calma, tenho certeza que esse artigo poderá ajudar bastante na sua escolha de cores, quesito que na construção e reforma geram bastantes erros.

 

CORES QUENTES E FRIAS

O primeiro passo é entender a diferença das cores frias e quentes. As cores quentes se referem a tons mais luminosos, como por exemplo vermelho, amarelo, laranja; são chamadas de quentes por transmitir calor, são associadas à vida, a movimento. Já as cores frias se referem a tons mais sóbrios, como por exemplo azul, violeta e verde; são chamadas frias por transmitir a sensação de frio, são associadas à calma, a introspecção.

A cor do ambiente depende muito da sensação que a pessoa deseja evidenciar. Atualmente há um certo distanciamento quanto a antigas regras. Pedia-se para evitar tons quentes no quarto como um laranja vivo, que a coloração é tão forte que chega a incomodar prejudicando o descanso, porém muitas pessoas ignoram, apesar da regra estar exposta.

Vale deixar evidente que cada pessoa em particular reage a cor de uma maneira, depende até mesmo de como está seu humor no dia em que ela é influenciada. Porém pelo menos ao se citar a cultura nacional do país há um certo padrão emocional que a cor exerce, fala-se da cultura pelo fato da cor em outro país ter uma definição diferente, o branco na China significa luto, já esse significado pertence ao preto em nosso território.

 

O PRETO

É usada em detalhes para não ficar muito maçante, o preto dá uma ideia de profundidade e transmite elegância, porém em um macro ambiente pode gerar um desconforto, como se prendesse o indivíduo que está morando. Na decoração o preto está sendo utilizado bastante para compor a cozinha, fica bem elegante não acha?

 

O BRANCO

É o mais comum, um tom neutro que reflete amplitude, pode ser interessante em ambientes menores para se criar a sensação de espaçamento. Assim como já citado no início desse artigo o branco gera frescor e calma, transmite paz interna e desperta a criatividade.

 

OUTRAS CORES NEUTRAS

Além do preto e do branco ainda há muitos tons que se identificam como neutros, a exemplo do cinza, do bege, e até mesmo creme, são comuns estando presentes em diversos locais. É uma boa escolha para o ambiente interno valorizando o espaço, podem passar sofisticação e ao mesmo tempo gerar calmaria, depende muito do tom que você irá escolher, nessa tabela extensa de cores neutras é necessário testar e ver a contribuição para um ambiente muito mais aconchegante.

 

O VERMELHO

O vermelho, a cor das paixões, é considerada muito energética e vibrante, deve ser utilizada com cuidado e em pequena quantidade, é interessante se preocupar até mesmo com o seu tom, um vermelho muito forte tende a gerar dor de cabeça, não é legal por exemplo aplicar essa tinta na sala de estar por ser uma área da casa que as pessoas ficam um tempo demorado, acelera a sensação de fome, como ponto positivo transmite força e virilidade, é uma cor de balada que agita as pessoas, então... Cuidado ao colocá-la no quarto de crianças.

 

O LARANJA

Uma cor dos sabores legais, remete à infância. Seu tom como quente se compara ao vermelho, ainda mais quando falamos no quesito fome, muitos estabelecimentos que vendem alimentos fazem uso dessa coloração, sugere otimismo e entusiasmo; em sua residência você pode aplicar esse tom na cozinha justamente por despertar essa lembrança de sabores, sua aplicação dá um charme peculiar no ambiente.

 

O AMARELO

Caso sua residência tenha um quarto mais escuro que bate pouco sol, ou uma área que sofre desse mesmo problema, o amarelo pode amenizar isso. O tom é um clareador de espaço e favorece a criatividade, dentre os tons quentes pode ser considerado o mais ameno, é vibrante, mas até certo ponto, basta tomar cuidado com a coloração e não utilizar o amarelo no mais forte, isso fica por conta dos testes e do gosto.

 

O VERDE

O verde é um tom bonito que se bem planejado pode ser aplicado em diversos locais trazendo bastante coisa positiva. Se utilizado no piso pode remeter à natureza, em uma construção rústica de madeira ou em jardins com cercas, é a cor ideal para harmonizar com o ambiente, em princípio aberto. Por lembrar a cor das plantas e árvores gera uma sensação de frescor que chega a aliviar o stress.

 

O AZUL

Ponto negativo é o fato de que em excesso e em caso de uma predominância monocromática (que se usa apenas uma cor) reflete monotonia e cansaço, porém a forma de driblar essa sensação é aplicá-lo com outras, mesmo que em macro ambientes. A junção do branco e azul é essencial para quem busca tranquilidade, esses tons que se complementam bem visualmente podem ser o encaixe perfeito para sua sala de estar, não acha?

 

O LILÁS

É interessante para o lilás brincar com os tons, pensar no lilás claro ao roxo escuro. O tom claro pode ser usado em todos os lugares, melhor aplicar em detalhes para não cansar, tentar não deixar como predominante de algum ambiente, esse tom pode não ficar tão interessante quando isolado. Já quando o escurecemos e destacamos um roxo forte, sugere mistério, e assim como o vermelho, pode revelar agitação por ser bastante usado em luzes de boate. Já o mais claro se identifica com o azul quando busca calmaria.

Para não errar nas cores de sua casa precisa-se antes de tudo conhecer a personalidade do dono e sua preferência estética. Ao combinar essa personalidade com alguns fatores como citados anteriormente fica fácil não errar na escolha. Essa psicologia ajuda bastante quando além de pensar na moradia você aplica os conceitos para se pintar um imóvel comercial, o MC Donalds por exemplo destaca o vermelho e o amarelo por gerar fome, agora a marca está se aproximando do verde, cor que remete ao natural, a ideia da empresa é sair da associação do artificial para uma comida mais orgânica.

Por fim, sempre é interessante pensar no círculo cromático que mostra as cores que podem ser análogas ou complementares. Por exemplo o amarelo e lilás nesse círculo são complementares, um pode servir para se destacar a outra cor por ser oposta, gera um tipo de desarmonia ao chamar atenção, já combinar um vermelho com laranja significa gerar uma paleta análoga que não busca uma atenção abrupta, passa mais despercebido por ser tons que se seguem na tabela.

Pensou que escolher a cor ideal para seu negócio ou residência era apenas comprar a lata de tinta e pintar sem nem pensar a respeito? Aí que você se engana, encontrar a cor ideal para cada espaço pode ser uma tarefa complexa, mas ao mesmo tempo interessante.   

Júnior Lima
Reform