O uso dos contêineres na construção: Desvendando Mistérios

17/01/2018 | Júnior Lima

O uso dos contêineres na construção: Desvendando Mistérios

Os contêineres são caixas metálicas de variados tamanhos, que geralmente são utilizados para o transporte de grandes cargas em navios. Já viu pessoalmente a altura que um contêiner pode chegar? Acredite em mim, alguns assustam.

Os contêineres e sua utilização na construção revelam além de modernidade, a preocupação com a sustentabilidade, afinal, essas caixas metálicas chegam aos portos cheias de mercadorias e permanecem abandonadas por um bom tempo, pois fica mais caro enviar eles vazios para a Ásia do que a compra de novos para se transportar produtos. Sendo assim, esse abandono gera um lixo gigantesco que cria a necessidade de trazer ao recipiente uma outra finalidade.

Devido a demandas, juntando com o prazo de validade que gira em torno de muitos anos, da estrutura e da forma que pode ser aplicado em obras, o mercado de construção civil adaptou sua utilização para fornecer ao público uma forma diferenciada de estadia. O conceito de sustentabilidade na reutilização além de transportar ao morador um ar consciente revela também um tom atual / contemporâneo, afinal com um projeto bacana os contêineres podem ser reutilizados de formas impressionantes, melhor do que vê-los abandonado ampliando assim o nível de lixo em nosso planeta, porém para manuseá-los de forma correta é ideal estar em contato com quem saiba fornecer um serviço que corresponda à altura.

Na prática é assim, com um projeto simples, um contêiner básico para a montagem de um escritório tende a ter o custo bem mais barato que um projeto padrão, quando se pensa em estruturação da obra e se utiliza por exemplo Drywall, se passa toda a parte elétrica por dentro se preocupando esteticamente, a utilização de pisos, faz toda a mudança interna e até mesmo externa aperfeiçoando o espaço, mesmo que se iguale em preço a um outro projeto é recomendado por dois apelos já falados: a sustentabilidade e a estética moderna, sem contar que o prazo de execução de obras com contêineres diminui demasiadamente e não há um exagerado desperdiço de elementos naturais como tijolos, água, areia, etc.

No Brasil essa aplicação demorou bastante tempo para acontecer, os contêineres eram utilizados para o básico, mas com projetos expostos em feiras de arquitetura e construção, assim como exemplos vistos na Europa, o brasileiro passou a acreditar nesse potencial e apoiar o material como sendo de grande ajuda para as obras. Outra questão que fica com fácil solução é o conforto térmico, o qual é necessário por exemplo climatizar com pintura, matérias isolantes, etc., mas é algo que pode ser resolvido sem mais problemas.

Não sei vocês, mas nós da Reform acreditamos muito que o contêiner será e já é a solução para diversas questões, e que sua utilização traz algo... Como podemos dizer? Algo místico para a construção, algo interessante e diferente, um aspecto novo. Já pensou por exemplo em ter sua própria piscina feita por um contêiner? Não é preciso levar esse conceito sustentável apenas para obras novas, e sim fazer com que o contêiner seja implementado para uma adaptação em sua casa, sendo que esse material está abrindo espaço para ser utilizado de forma criativa e improvisada devido a sua fácil remoção.

Achou surpreendente, gostou do assunto? Conheça mais entrando em contato com a Reform.

 

Júnior Lima
Reform