Isolamento Acústico: Dicas de como silenciar sua casa

24/01/2018 | Júnior Lima

Isolamento Acústico: Dicas de como silenciar sua casa

Barulhos... Morar no centro ou em um bairro movimentado é bom pelas coisas que tem perto, porém há esse incômodo chamado barulhos. Carros passando, buzinas, movimento grande com inúmeras vozes, sons dos mais variados tipos, esse é um problema conhecido como poluição sonora, que implica no incômodo que o som causa às pessoas podendo por muitas vezes fazer mal a saúde. Sendo assim, logo surge uma questão: O que fazer para proteger sua casa desse mal?

 A princípio é preciso ter em mente que para proteger você do som estando dentro de sua casa, de uma maneira mais precisa, é necessário que isso seja planejado quando formos projetar sua residência. Ao se analisar casas antigas por exemplo, é possível constatar que a aplicação de isolamento acústico é mais simples de serem lembradas, antes havia muito concreto, paredes mais grossas, lajes, vidro duplo, etc. Por querer baratear custo de construção muitas pessoas começaram a aplicar paredes mais finas, como placas de divisória, questões que pioraram e muito esse isolamento, até mesmo entre apartamentos. A Reform segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que estabeleceu em dois mil e treze que certos materiais que prejudicam o isolamento por serem finos demais.

 

Para entendermos melhor sobre o assunto, é de extrema importância saber a diferença entre bloqueio e absorção do som. Se na parede por exemplo não passa ar, a parede também não passa som, sendo assim mais fácil fazer um bloqueio com certos materiais do que com outros, a densidade muitas vezes ajuda a não deixar a transmissão por certos espaços. Já a absorção ocorre quando parte desse som é transformado em calor, se dissipando, lembrando que esse isolamento vem tanto de barulhos de fora, quanto ruídos de dentro, como por exemplo no caso do uso de um equipamento musical, como bateria.

 

Agora, que tal algumas dicas simples e rápida?

 

O uso de Tecidos:

Tecidos surgem como uma opção barata e que pode ajudar na decoração, é muito importante escolher para a finalidade de abafar o barulho um tecido mais grosso, cortinas para ambientes demasiadamente claros, tapetes, entre outros, vão ajudar bastante. Deve-se ficar atento para o fato de que tecidos leves como cetim ao invés de cortar o som contribui para sua propagação.

 

O uso da Madeira:

Transmitem um visual rústico e ao mesmo tempo aconchegante, sua utilização é ampla e versátil, assim como as opções de cores para elas dando um acabamento belo e diferenciado, a melhor a ser utilizada para o propósito de afastar o som é a madeira maciça.

 

O uso das Espumas:

Como uma regra simples que pode ser seguida, uma superfície dura e lisa espalha o som bem mais facilmente do que uma superfície volátil, macia, que absorve os ruídos. As espumas por sobre a parede ou até mesmo no teto pode ser um amenizador simples, é interessante utilizá-las até mesmo em frestas.

 

Portas e Janelas Antirruído:

São recursos financeiramente mais caros, porém sua utilização permite tornar o ambiente de convívio mais agradável. Essas portas e janelas tendem a ter um acabamento de alumínio, esse acabamento é revestido com vidros duplos, triplos, quádruplos e até quíntuplo (que são utilizados em aeroportos), essas adaptações exigem que seja modificado o projeto estrutural da casa, como ponto positivo não muda a fachada.

 

Placas Acústicas

 

Simples, de fácil instalação não precisando parar o serviço ou sair de casa. Essas placas podem ser colocadas em aparente qualquer tipo de parede, não é necessário um preparo, é comum a sua coloração cinza, porém consta de uma placa que pode ser pintada, elas são bastante utilizadas não apenas por proporcionar ao ambiente um isolamento, mas também pelo seu apelo estético.

 

Gostou dessas dicas? Precisando isolar seu ambiente do som, conte com a Reform.

Júnior Lima
Reform