Embelezando seu ambiente: Os diferentes tipos de escadas

31/01/2018 | Júnior Lima

Embelezando seu ambiente: Os diferentes tipos de escadas

Você está planejando sua residência, mas não quer algo comum e deseja criar um segundo andar, ou até mesmo você finalmente vai tirar aquele Loft que sempre sonhou do papel, estou certo? Para a construção do espaço de moradia que tanto deseja é preciso planejar vários pontos, a começar por qual projeto irá optar, se será uma casa, um prédio, uma estrutura mais moderna, rústica, quais materiais trabalhar, até mesmo a questão da sustentabilidade que no caso pode se dar com o uso de contêineres na execução. Tudo isso, todas essas e outras etapas, é necessário estruturar seu sonho de ter sua residência com uma equipe preparada para tirar suas dúvidas. Mas caso você apenas esteja pensando em reformar ou ampliar verticalmente um espaço, ou até mesmo decorar de maneira pouco convencional sua residência, não pare de ler que esse artigo também é para você, vamos apresentar aqui as escadas mais utilizadas para ligar ambientes, suas funções, a segurança e alguns exemplos fora do padrão que além de ser funcional embelezam o ambiente.

Um dos pontos iniciais é a escolha do material que depende além de tudo do espaço e da finalidade estética. Os mais utilizados são a madeira, aço e concreto, mas não é incomum encontrar uma mistura de materiais, como granito com concreto por exemplo.

  

Escada em linha reta:

Quando se pensa em escadas é a mais comum, esse projeto é elaborado para vencer o desnível e ligar dois andares, só você seguir a linha reta que já está em outro nível da casa, porém apesar de ser comum dá para fugir do padrão na escolha dos materiais e decoração.

Escada em “L”:

A exemplo da escada reta segue um padrão de execução, porém tem uma quebra de noventa graus para um dos lados, pode ser utilizada para ligar espaços maiores, essa mudança de direção ou é feita de forma gradual ou abrupta, ficando ao critério estético.

Escada em “U”:

É basicamente duas escadas retas que se opõem ligada por um espaço de descanso, esse patamar é o responsável por fazer com que a pessoa mude de direção ao subir.

Escada Curva ou Circular:

É uma escada com um aspecto bastante moderno. Não tem um eixo de descanso, faz um movimento fluido transmitindo uma sensação diferente, essa escada tem várias possibilidades de arcos e angulações, depende do encaixe que a base terá no espaço que começa sua saída.

Escada Caracol:

Geralmente a escada Caracol possui um eixo central que gira em torno. Essa escada é uma boa opção para ambientes pequenos por de certa forma ser estreita e caber bem em qualquer espaço, porém esse modelo não traz muito conforto prático nem visual, para uma distância maior entre andares ou quando se pensa em prédios pode não ser a melhor escolha.

Escada de marinheiro:

Muito utilizada na parte de fora de alguns prédios menores para se chegar na caixa d’água, ou também acessar piscinas, é aquela que precisa do apoio dos pés e mãos para subir, necessitando um esforço maior, lembra bastante as escadas utilizadas no ramo da construção, que é colocada escorada na parede para se fazer algum reparo. Pode ser uma boa alternativa para um Loft, ao ligar a área comum com o quarto em um piso superior aberto.

Agora que você já sabe mais sobre escadas, irei deixar algumas imagens de projetos surpreendentes para inspirar você, lembrando que citamos apenas alguns exemplos dos variados modelos que podem ser aplicados, como optar por degraus soltos presos na parede, ou até mesmo o não uso de corrimão (sendo que seu uso é um fator recomendável quando se pensa em segurança, principalmente quando se tem por perto adultos e crianças):

Gostou do artigo? A Reform fica feliz em saber sua opinião e em ajudar a executar seus projetos.

 

Júnior Lima
Reform