Obras arquitetônicas que mudaram o mundo: As 7 maravilhas

16/02/2018 | Júnior Lima

Obras arquitetônicas que mudaram o mundo: As 7 maravilhas

A arquitetura é algo surpreendente. Sua função é edificar o espaço habitado pelo homem, e com o passar do tempo foi sendo aprimorada gerando vários projetos incríveis ao redor do mundo. Os projetos levam muito em conta da cultura do povo e da época em que está sendo feito, como inspiração vemos as obras icônicas que são chamadas de 7 maravilhas do mundo moderno, maravilhas do mundo moderno, pois existem também as chamadas 7 maravilhas do mundo antigo.

Para a Reform, que ama curiosidade, assim como também mantém a meta de trazer a vocês a parte divertida da construção, resolvemos citar aqui esses projetos inspiradores, que mostram a grandeza do ser humano e da arquitetura que nos auxilia em todos os passos e está presente no nosso dia-a-dia.

 

Coliseu de Roma:

Coliseu antigo que foi construído entre 70 e 90 d.C. sobre a ordem de Vespasiano, que após conflitos de Nero que até então era o imperador; houve um incêndio no espaço que precisou ser reestruturado, foi oficialmente terminado por Tito e inaugurado por Domiciano, filho de Vespasiano em 81 a 96 d.C. A obra gigantesca com a ampliação cabia cerca de 90 mil pessoas em quatro andares, e servia como o pão e circo daquela época, entretendo o povo com as batalhas de gladiadores. Esse Coliseu retrata toda a importância e vigor de Roma na época, mantendo viva a sua história.

 

Chichén Itzá:

Uma cidade localizada no México, que reúne cerca de 16 projetos estruturados de maneira precisa, engenhosa e arquitetônica. A construção foi feita há um bom tempo pelos Maias e está magnificamente preservada. Além das peças serem ricas em estrutura e peso artístico, as construções realizadas no México principalmente na época dos Maias evidenciam um misticismo que foge de empilhar tijolos e materiais de construção, até mesmo a posição do sol, os símbolos nas pedras, tudo conta para uma construção de relevância para a cultura daquele povo e seus descendentes.

 

 

Machu Picchu:

Também conhecido como a “cidade perdida dos Incas”, é uma construção muito antiga e bem conservada pela natureza localizada no alto de uma montanha com mais de 2400 metros de altitude, foi construída no século XV por ordens de Pachacuti, tanto por sua localização inusitada quanto por ter sido descoberta apenas de maneira tardia em 1911, sendo um ponto seguro e importante assim como já citado pelos Incas.

 

Muralha da China:

A grande muralha da China foi sendo construída aos poucos para proteger o território de invasões entre 220 e 206 a.C. por Qin Shi Huang, primeiro imperador da China, até então ela foi sendo reconstruída e a que permanece pode ser datada de (1368 – 1644) época da dinastia Ming. A extensão da muralha reconstruída e erguida nessa dinastia chega a ultrapassar 8.850 quilômetros de território, sendo que parte dessa muralha além de concreto e pedra contém também defesas naturais como árvores e montanhas.

 

Taj Mahal:

Pode ser considerado um dos, se não o maior ponto turístico da Índia. Em suas paredes retrata uma história de amor, sua construção foi executada pelo Imperador Mulçumano Shah Jahan em 1600 como homenagem à morte de uma das suas esposas, esta chamada de Mumtaz Mahal (joia do palácio), o castelo é uma grande prova de amor, sendo o túmulo da sua amada. Sua construção é de mármore e contém pedras semipreciosas e fios ouro nos detalhes. Relatos revelam uma outra obra magnífica que o imperador pretendia realizar, um outro Taj Mahal, porém todo em mármore preto que seria ligado ao branco por uma ponte de ouro, só que antes de começar a obra o imperador foi assassinado.

 

As Ruínas de Petra:

Petra é uma cidade histórica localizada na Jordânia, sendo famosa por ter sido entalhada em rochas sendo essas rosas, outro motivo é o sistema de canalização de água. A cidade já estava erguida em 312 a.C. sendo um importante centro comercial e capital do país para a época, hoje é um dos locais mais visitados por turistas da região.

Cristo Redentor:

É uma estátua erguida no corcovado, Rio de Janeiro que retrata Jesus Cristo com os braços abertos, simbolizando paz, abençoando a cidade, a cerca de 709 metros acima do nível do mar. A estátua com mais de 38 metros e mais de mil toneladas demorou cerca de cinco anos para ser erguida, houve participação do engenheiro Heitor da Silva Costa, artista plástico Carlos Oswald e o escultor francês Paul Landowski, em 1921 começou a ser planejada, sendo toda feita na França, veio em partes ao Brasil e após colocada no lugar foi revestida de pedra sabão.

 A arquitetura e a engenharia podem marcar o tempo e a história, há muitos outros monumentos que caberiam nessa lista. Vale a pena conhecer cada um desses pontos se tiver a oportunidade de visitar, é importante se inspirar com obras executadas para reinventar as coisas, construir o novo e criar o belo. Basta projetar, planejar e executar.

 

 

A Reform parabeniza todos os envolvidos nesses projetos maravilhosos, já para você que está lendo, saiba que estamos sempre disponíveis para também construir história.

Júnior Lima
Reform