Piscinas: Qual o tipo ideal para sua moradia?

21/02/2018 | Júnior Lima

Piscinas: Qual o tipo ideal para sua moradia?

Calor, a brisa do ar, o frescor das águas. O sonho de toda criança e ainda mais dos jovens, e porque não dos adultos? Estamos falando aqui das piscinas, e só de falar nesse assunto já deu uma vontade de colocar roupa de banho e cair na água, ainda mais quando está quente e você não sabe o que fazer... Bem, esse é um sonho que além de refrescar também serve para reunir as pessoas, lembrou de um churrasco na beira de uma piscina? Daquela caipirinha com os amigos? De uma boa música e de não ter preocupação? Calmaria, agito, festa, descanso... Tudo isso combina com piscina, e ter uma em casa requer algumas pesquisas e discussões, passam pelo tamanho, profundidade, e principalmente o tipo que irá adequar melhor ao seu espaço e à sua necessidade, mas afinal, quais são os tipos que existem? E o que mudam? É o que pretendemos levar de informações a vocês:

Alvenaria (Concreto):

Pode ter divisões estruturais claras em: Concreto Armado e Alvenaria; sendo Concreto Armado um tipo de piscina bem resistente por ter em sua composição estrutural vigas e colunas de ferro, sem contar que o concreto faz uma pinça protegendo toda a estrutura, sendo feita a parte externa de alvenaria e composta internamente de material firme e pesado, já o aspecto conhecido por alvenaria consta de paredes contendo vigas e colunas na composição, o que muda é que é mais rápida de ser feita, menos complexa e não tão resistente quanto a de concreto armado. Esse aspecto muda também na parte estrutural e não influencia no quesito estético. O interessante nesse tipo de piscina é que ela pode ser projetada tanto em qualquer tamanho e formato, dando uma grande liberdade estética, encaixando em qualquer espaço e podendo ser revestida com vários materiais.

Fibra de Vidro:

Pensa nesse tipo de piscina quando se busca rapidez e economia, porém há limitações visuais, não consegue-se personalizar como em alguns modelos existentes. Precisa-se estar atento na manutenção e em seguir alguns passos como a aplicação do cloro sem exagero ou a não escovação com bucha de aço, alguns cuidados para não ocorrer vazamento e ter uma boa durabilidade. A piscina já está pronta, aquelas que lembram um plástico mais duro, elas apenas são aplicadas no local determinado, e essa aplicação é mais rápida que a construção de uma do zero, por exemplo a do tipo anterior.

Vinil:

A questão do revestimento em Vinil, em que tem em suas bases um aspecto parecido com a alvenaria, segue uma estética moderna e se popularizou de poucos anos pra cá, sendo um material bem utilizado em países como a Europa, tudo isso por conter um bom custo benefício. Boa durabilidade, pelo revestimentos e vinil não há tanta necessidade de uma manutenção constante como no caso da Fibra, sendo também um modelo personalizável tanto em tamanho quanto profundidade.

Vidro:

O vidro pode estar presente tanto na amplitude da piscina, quanto em uma lateral ou nas quatro, fica a critério. Utilizar o vidro na composição traz ao projeto um ar místico e ao mesmo tempo moderno, utilizar suspenso em cima de prédios transmite um frio na barriga e é preciso estar em contato com profissionais para ter respaldo quanto a segurança, o vidro é o laminado e seus componentes de sustentação como ferros, ou até mesmo a grossura do vidro deve ser determinada em uma análise criteriosa, é importante ressaltar que qualquer dano por menor que seja deve fazer manutenção. Sendo assim fica claro que apelar para a estética com um projeto desses dá uma pouco mais de cuidados.

Contêineres:

Já pensou construir sua piscina com um contêiner marítimo e ainda ajudar o mundo com a sustentabilidade? Contêineres são materiais utilizados para transportar grandes mercadorias em barcos, se trata de uma peça única que geralmente fica estocado em portos e até por vezes sem grande utilidade após seu desembarque, porém a construção está incorporando aos contêineres outras funções. As piscinas criadas a partir deles são rápidas, resistentes, precisando apenas serem retocados a exemplo do uso de pinturas anticorrosivas.

 Já escolheu qual será o modelo que vai ficar bem em sua casa? Conte pra gente!

 

Júnior Lima
Reform