Geração de energia através do Biodigestor!

25/04/2018 | Caroline Franco

Geração de energia através do Biodigestor!

Você já pensou em poder produzir sua própria energia elétrica e gás de cozinha, reaproveitando de detritos? Poder economizar de forma sustentável e relativamente simples? Existe sim essa possibilidade! E vamos deixar você informado de como todo esse processo funciona e como pode ter esse recurso em sua propriedade. Quando falamos deste assunto, de degradação, reaproveitamento do esterco, soa um pouco estranho, porém através destes dejetos podemos produzir nossa própria energia elétrica.

Para poder dar início a esse informativo, vamos explicar o passo-a-passo de uma das maneiras que podemos utilizar este recurso. Afinal, como funciona o Biodigestor? É um equipamento, um reator, que tem a função de digerir a matéria orgânica, através do armazenamento em um ambiente onde não possui oxigênio. Com isso, a matéria orgânica passa por uma reciclagem natural, ou seja, um processo bioquímico, que são feitos pelas inúmeras bactérias existentes. Durante esse processamento a matéria orgânica é convertida para o biogás, que é um gás composto por metano e gás carbônico, e também acaba gerando resíduos sólidos, no entanto podem ser aproveitados como fertilizantes.

Processo de armazenamento:

Após todo este caminho que os dejetos percorreram, para que seja efetiva a geração da energia, é necessário canalizar esse gás, e isso ocorre quando utilizamos um gerador. Este equipamento pode ser comparado ao mesmo processo de um motor de combustão, onde a mistura do ar com o gás gera o aumento de temperatura, com isso os gases se expandem e tem pressão suficiente para movimentar o motor. Transformando energia mecânica em energia elétrica.

 

Outro modelo de Biodigestor:

 

Toda a matéria orgânica dever ser armazenada em um local que não tenha contato com o ar, podendo ser uma caixa feita de cimento abaixo do solo, conforme ilustrado na imagem “Processo de armazenamento”. Os benefícios por utilizar o biogás, além de realizar a queima dos resíduos, sem ser descartados de forma inadequada no meio ambiente, permite a redução dos custos com a energia.

 

Como falamos anteriormente, os resíduos sólidos são gerados e transformados em biofertilizantes, e seu uso é aproveitado tanto quanto a energia gerada no Biodigestor. Quando os descartes destes dejetos não são feitos corretamente, causam contaminações no ar, no solo e nas águas, podendo ocasionar em doenças nos homens e animais. O biofertilizante que é produzido, é aproveitado natural, podendo ser utilizado como um excelente adubo, obtendo qualidade e minerais para o crescimento e desenvolvimento de plantas, e quase não polui o nosso meio ambiente. Uma opção para o biofertilizante é servir como uma renda extra, realizando a venda. Destacamos o biofertilizante, por ser um produto orgânico rico, que ao passar por todo o processo no biodigestor, ele obtém pouca perda de nutrientes e não há necessidade do uso de fertilizantes artificiais em nosso solo, com isso, as moscas e insetos não são atraídos facilmente.

Portanto, tendo em vista a importância deste assunto, estamos deixando essas informações de como utilizar o Biodigestor e o Biofertilizante. Demonstrando como eles nos fornece soluções em vários aspectos, como financeiros e no meio ambiente, e como podemos considerar este procedimento como um dos melhores meios para o destino dos resíduos.

Caroline Franco
Reform