A construção da sua casa: Conheça mais sobre os tipos de tijolos

03/05/2018 | Júnior Lima

A construção da sua casa: Conheça mais sobre os tipos de tijolos

A princípio pode parecer um assunto meio cansativo, imagina... Pra que devemos entender sobre tipos de tijolos? É simples, você pode querer buscar além de conforto, estética. Usar o tipo errado de tijolo também pode causar danos estruturais graves, sendo recomendado utilizar uma padronização de encaixe economizando até mesmo na produção de lixo em obras, se diminui o desperdício consequentemente aumenta a economia.

Outra questão que é importante ressaltar, é que tijolos mais baratos podem dar prejuízo, se a peça fica quebradiça será necessário corrigir sua forma com mais massa, gerando assim uma despesa maior com a compra de cimento, fora que pode trazer imperfeições.

 

 

Tijolo Comum

Simples, barato e que proporciona um conforto tanto acústico ao ambiente quanto térmico, aí você já pode estar pensando, então vou parar por aqui, achei o que eu estava procurando, economia e conforto, porém não é assim. Esse tijolo necessita de uma grande quantidade dele mesmo, sendo muito material para construir um metro quadrado de parede.

 

Tijolo de Furo / Baiano

Bem barato, porém com bastante desperdício. É bem comum, costuma-se ver bastante, até mesmo em excesso, mas não é recomendado em projetos com grandes cargas estruturais. Seu furo deve-se ao fato deles serem mais porosos do que os maciços, permitindo um isolante térmico natural, além desse tijolo padrão de 6 furos redondos existem outras modalidades, como o de 8 furos.

 

Tijolo laminado

Sua textura permite um acabamento mais fino, sem contar que o corpo desse tijolo devido ao espaçamento das perfurações gera mais resistência à construção, sendo comumente utilizado em fachadas de prédios, também como ponto interessante é que absorve pouca água.

 

Tijolo Solo Cimento

Quando se mistura partes de solo, cimento e água, qual vem a ser o resultado? Um material com alto grau de reaproveitamento, sendo assim também chamado de tijolo ecológico, outro ponto positivo é que se trata de um material modular permitindo criar na arquitetura da casa curvas, formas arredondadas. Como ponto negativo absorve mais umidade sendo necessário um acompanhamento quanto a impermeabilização e baixa resistência a impacto.

 

Blocos de concreto

Sabe aquele baita bloco cinza, pesado, que você vê direto em construções ou até mesmo encostado em lotes, perdido na rua? Dependendo do projeto que o utilize é a melhor escolha por render mais, ser resistente e ter baixo desperdício e precisar de um número menor de complemento de outros materiais como argamassa. Uma desvantagem importante de ser ressaltada é o seu peso, sendo cerca de quarenta por cento a mais que tijolos de cerâmica deixando a execução mais lenta.

 

Falei que esse artigo não seria cansativo e que iria ajudar muito vocês a tirarem dúvidas. E agora, vamos pra obra?

 

Júnior Lima
Reform