CASA PRONTA: COMO SE PROTEGER DO FRIO?

10/05/2018 | Júnior Lima

CASA PRONTA: COMO SE PROTEGER DO FRIO?

O frio está chegando com tudo, e junto com ele a vontade de ficar deitado debaixo das cobertas vendo um filme, estou certo? Mas não apenas de maravilhas o frio vem acompanhado. Acordar cedo é um exemplo doloroso, a casa gelada e a mudança de temperatura das cobertas ao ar ambiente pode gerar consequências ingratas, como um resfriado por exemplo. Tem noites que até o sono é prejudicado pelo frio, ou você pode simplesmente estar aquecido no conforto de uma casa protegida por um isolamento térmico. Ficou com dúvida sobre o que é, e como fazer um isolamento? Fiquem ligados nesse artigo.

 

O isolamento térmico não é nada mais nada menos do que impedir com que o calor saia ou entre dentro de sua casa, para isso pode ser utilizado algum material na construção, porém como o foco desse artigo é para adaptação em casas já prontas, há medidas a serem tomadas para que esse isolamento exista.

 

 

Manter o calor dentro de casa:

Para um isolamento nos dias frios, o ideal é deixar os raios solares adentrarem a casa de manhã aquecendo o ambiente, é preciso manter o calor proporcionado pelo sol lá dentro para o período da noite, que é normalmente o mais gelado. Assim, abra as janelas durante o período com sol e feche-as quando começar a escurecer.

 

O milagre da fita isolante:

Pode até parecer piada, mas não é. As frestas de portas e janelas podem abaixar a temperatura da sua casa e para impedir que ar frio entre você precisa vedar casa espaço visível, o ideal é colocar fita isolante nos encaixes de aberturas em todas as portas e janelas e ainda se houver um vão debaixo da porta será bem-vindo colocar algum pano.

 

Cores que visualmente refletem calor:

Há uma distinção. Existe uma tabela criada com a separação das cores em dois grandes blocos, cores quentes e cores frias, as frias remetem a gelo, ar, como o próprio azul; já as quentes remetem a fogo, energia, como no caso do vermelho por exemplo. É para esse último bloco que você deverá dar mais destaque. As cores transmitem sensações, trabalhando essa premissa, até mesmo o frio pode diminuir com a chamada “psicologia das cores”. Pense nisso.

 

Material: tapete ou carpete:

Bem... Há como exemplo inicial os tapetes, é interessante cobrir o chão, pois o material irá isolar completamente a temperatura do que está sobre, se for um piso muito gelado será bem melhor para você ou qualquer pessoa da família que se descuidar ao pisar no chão, pisar em um tapete / carpete quentinho ou neutro, do que pisar direto no chão gelado.     

 

Decoração pode ser interessante e eficiente:

Além de embelezar visualmente a casa, a decoração nos dias frios devido ao amontoado de materiais compostos por tecidos pode além de embelezar aquecer. Você é uma visita, chega na sala de estar por exemplo e se depara com a seguinte situação: Um sofá coberto por uma manta combinando com as cores do espaço, algumas almofadas distribuídas que também faz parte do visual da casa entre outros materiais, como xales e uma vestimenta com tecidos adequados que realmente protegem.

 

Aquecedor de temperatura:

Há por exemplo os aquecedores elétricos que são uma boa pedida para os tempos de frios, porém eles trazem consigo uma série de fatores que podem ser separados em prós e contras, mas resumindo vale sim a pena, porém é necessário conhecer o modelo que está adquirindo e se preocupar por exemplo com o tempo que ficará ligado, pois poderá deixar o ar mais seco em um ambiente fechado.

 

Essas dicas foram voltadas para pessoas que já construíram sua casa e precisam fazer leves adaptações para passar melhor o frio, porém é necessário ressaltar que o ideal é se preocupar com essas questões já no projeto, antes mesmo de se iniciar a construção. 

 

 

Espero que tenha gostado do artigo, até o próximo.

 

 

 

Júnior Lima
Reform