Morar em um apartamento: Você conhece as vantagens?

24/05/2018 | Júnior Lima

Morar em um apartamento: Você conhece as vantagens?

O aumento da população contribui para a verticalização da cidade, essa verticalização faz surgir prédios compostos por um grande aglomerado de apartamentos. Atualmente em grandes e médias cidades está muito mais fácil encontrar vaga para morar em prédios do que em casas, mudando o estilo de moradia das pessoas. Essa adaptação de sair do modelo casa, para o modelo apartamento, traz consequências importantes, muda autonomia da pessoa, fatores como a segurança, o convívio social, regras internas, etc. Mas afinal, quais são as vantagens de sair de casa e morar em um apartamento? Continue acompanhando nosso artigo e veja se pelos pontos positivos vale ou não a pena realizar essa troca.

Quais são essas vantagens?

Como grandes prédios estão sendo erguidos nos principais centros urbanos das grandes cidades, uma importante vantagem começa justamente por isso, a localização. Você que deseja morar nas regiões com grande fluxo de pessoas, empresas, que tem tudo perto, como geralmente é o centro das cidades, é muito mais fácil encontrar um apartamento para alugar com um preço mais acessível do que uma casa na mesma localização que tem o mesmo preço que o apartamento que você encontrou. Isso se deve pelo fato dos apartamentos serem criados em uma estrutura próxima um do outro, regido por um edifício que favorece o locatário alugar várias residências para famílias distintas, já em uma casa esse aluguel apenas será direcionado para uma família, sendo assim muito mais prático conseguir um preço justo em uma boa localização se você não se importar de alugar um apartamento ao invés de uma casa.

A segurança também é um fator que pode contribuir positivamente na sua escolha. Atualmente morar em casa ainda mais estando em um lugar afastado exige um certo investimento no quesito segurança, uma preocupação a mais para quem escolhe uma residência padrão. Procurar um condomínio vertical pode ser uma solução que vai tomar menos tempo e pode deixar você mais despreocupado com assaltos por exemplo, isso não quer dizer que essas coisas não podem acontecer em prédios que realizam vigilância, mas a questão é que se torna cada vez mais raro, afinal o fato de morar bastante gente no mesmo local gera a necessidade de se criar regras internas e por muitas vezes exige até mesmo um controle das pessoas que estão ou não autorizadas a entrar no prédio, sendo devido a taxa de condomínio feito investimentos necessários em tecnologia, e pessoal. Claro que nem todos os prédios contam com esses recursos, por isso antes de alugar, é preciso verificar qual a sua real necessidade, a região que irá morar e até mesmo conversar com pessoas que já moram no local, assim você entenderá a filosofia a ser seguida pelos residentes.

Outro fator interessante é quanto ao lazer e socialização. Imaginemos que você tem dois filhos pequenos, conforme as crianças forem crescendo elas precisarão de um espaço para brincar e se divertir, sendo que está cada vez mais difícil deixar elas soltas na rua justamente por causa da violência. Dependendo da escolha do prédio, ele poderá contar com playground, piscina, entre outros afazeres, destinados tanto para crianças, jovens e adultos, como por exemplo, academia e espaço para churrasco. Mesmo se o prédio escolhido não tiver essas coisas para lazer, a aproximação entre vizinhos já traz algumas vantagens, podendo facilitar a amizade, principalmente quando pensamos nas crianças. É muito mais fácil essa aproximação, do que ter que levar o filho na casa do amigo que pode ficar muito longe, sendo vantajoso até mesmo pela locomoção e aproximação.

Antes de mudar para um apartamento é necessário conhecer bem o local e a forma com que as pessoas se comportam ao obedecer as regras internas. Outro ponto importante é verificar se o prédio contém tudo o que você e sua família precisa, checar o tamanho do apartamento, entre outras questões que achar importante para não se arrepender depois.

Antes de finalizar, fique com alguns exemplos de apartamentos para você se inspirar e enfim mudar para o seu:

 

E pra você, morar em um apartamento é realmente vantajoso? Se você já mora em um, conta pra gente como é.

 

Júnior Lima
Reform