A importância do projeto na Reforma e Construção

14/06/2018 | Júnior Lima

A importância do projeto na Reforma e Construção

Na construção, em obras maiores como por exemplo a realização do seu sonho de ter uma casa própria, é de suma importância a elaboração e gestão de projetos. Esse planejamento surge com o objetivo de se evitar erros na obra e até mesmo o de trazer a otimização do tempo, quando uma ação é bem planejada e estudada fica mais difícil ocorrer imprevistos e mais fácil lidar com eles. Quanto à otimização do tempo, um projeto bem executado guiará as pessoas que estarão executando a obra para um caminho mais fácil, impedindo que elas se percam durante o processo, ainda mais graças à supervisão de seus processos.

Esse gerenciamento por parte da supervisão, envolve a preocupação dos coordenadores do projeto com os materiais corretos que deverão ser utilizados ao longo da execução, os recursos financeiros e humanos, como a substituição e contratação de mão de obra especializada. Há ainda uma questão importante que merece destaque, a segurança de quem está trabalhando na obra e da sua família durante uma eventual reforma, ou ainda, ter uma esquipe especializada para certificar que não ocorrerá nenhum imprevisto após a finalização.

O assunto pode parecer denso, cansativo, mas é interessante, sem contar da extrema relevância que tem. Afinal, quem não busca um serviço bem feito, na data combina, e ainda se possível, com o custo reduzido? Bem, com uma gestão eficaz de projetos esses fatores podem ser alcançados mais facilmente do que começar uma construção do zero, sem nem saber por qual caminho percorrer. É por esses motivos que o ideal é contar com empresas especializadas em tirar o seu sonho do papel sem nenhum perigo pra você e sua família. É um consenso entre profissionais da área que qualquer execução de grande porte sem um projeto se torna uma falha grave. Quer um exemplo de algo que precisa ser visto com antecedência?

Pois bem, uma coisa que precisa ser estudada de forma antecipada para evitar grandes dores de cabeça, é o terreno em que será erguido a obra. Para fazer o projeto do terreno inicialmente se mede o caimento e o tamanho do espaço, esses itens são importantes e deverão ser já adicionados ao projeto. É bom ressaltar que a forma certa de medir do terreno é na horizontal, no mesmo nível. Se o terreno for inclinado e você não souber medir, o resultado sairá muito diferente do correto, interferindo drasticamente na construção. Há ainda que se notar algumas especificidades, como o tipo de solo que o compõe, afinal, o terreno receberá o peso de uma obra e precisa ser seguro a ponto de sustentá-la.

Outro ponto importante, agora quanto ao projeto voltado para o interior do ambiente, será prever como a luz e até mesmo a ventilação dissipará pelo espaço. Essa falta de luz natural e o excesso do uso de lâmpadas para uma iluminação artificial, pode gerar alternâncias na temperatura dentro desse ambiente, deixando o local futuramente mais quente. Ainda, essas janelas caso não sejam posicionadas corretamente, podem gerar o mesmo problema com a falta de vento, que percorrendo o ambiente interno da sua residência o torna mais abafado. Imaginou viver em um ambiente escuro, abafado e quente? Bem, a falta de um projeto pode causar isso, pode encarecer a obra, sem contar dos riscos mais sérios para você e sua família.

 

 

Pensou em construir ou fazer uma grande reforma com segurança? Pense antes na importância de elaborar um projeto.

Júnior Lima
Reform