Dicas de construção para quem pretende fazer uma casa de campo

05/07/2018 | Júnior Lima

Dicas de construção para quem pretende fazer uma casa de campo

Morar no campo, bem, morar no campo reflete calmaria, sossego e paz. A construção de um ambiente para os fins de semana, para curtir os momentos em família, um local para fugir do excesso de informação e conturbação da cidade grande. O contato de você com sua família, e de todos com a natureza, pode proporcionar momentos únicos.

Se isso já não bastasse para ter sua casa de campo, outro motivo é a fácil rentabilidade por seu uso. Por exemplo, você pode tornar sua casa de campo compartilhada. Isso é, alugar o espaço para que outras famílias possam desfrutar de um final de semana relaxante.

Mas claro, antes de pensar em lucrar com sua possível casa de campo, ou até mesmo nos benefícios pessoais que ela irá gerar, é bom você construí-la, e para construí-la, existem algumas dicas que vale a pena dar uma olhada.

 

Primeiro passo será a criação do projeto, para essa construção é necessário analisar o terreno que sua casa vai estar localizada, ver questões como saneamento básico por exemplo é de extrema importância. Apesar de se tratar de uma casa de campo e geralmente essa casa ser moldada em aspectos rústicos, não necessariamente o rústico remete a algo velho, desorganizado e inacabado. O que separa sua casa de campo, como sendo uma boa casa, de uma casa mal organizada, é o projeto que leva à sua execução. Tudo estando nos conformes, já pode iniciar a obra.

Um passo importante é que o projeto deverá ser realizado por quem entende do assunto, e forneça garantias, sendo de grade importância o auxílio de mão de obra especializada, como o contato de engenheiros e arquitetos, a quem você deverá explicar como deseja sua casa. Esse é o momento de contar os seus sonhos, então busque inspirações.

Outra dica importante é observar o ambiente. Você deverá trabalhar em conjunto com a natureza. Entenda o vento, para então responder: como estará posicionando suas janelas? Entenda o sol, para ver como ele irá afetar e em quais cômodos aquecerá melhor. Veja se há água por perto, que pode esfriar o ambiente e então você deverá se preocupar mais com o aquecimento interno do local. Mas geralmente o campo é um local quente, então, que tal pensar em uma varanda esteticamente diferenciada?

Agora, que o planejamento foi cuidadosamente pensado, você deverá escolher o estilo da casa. Para esse estilo, uma dica mais importante além de determinar um modelo pelo espaço do tamanho da residência que você deseja, é buscar por inspirações:

Com essas inspirações, agora você precisa decidir pelos materiais: A Reform indica que, para manter a harmonia natural do ambiente, que você foque em materiais sustentáveis, como a captação de energia solar, o reaproveitamento de madeira por exemplo, e a criação de telhados verdes, que serve em resumo para diminuir a temperatura que vem de fora, sendo que dá um belo toque estético.

Uma casa de campo além de ser um projeto interessante, requer assim como foi citado um bom planejamento. A dica mais importante para você realizar esse sonho, é escolher um local adequado, trabalhar com o apoio de profissionais e ter calma, para assim realizar realmente um projeto que possa valer a pena, e suprir seus objetivos.

 

 

E então, aposto que imaginou como deve ser legal ter uma casa de campo.

Júnior Lima
Reform