Você pensa na sua casa do futuro? Então entenda o que é e como funciona uma casa inteligente.

20/07/2018 | Júnior Lima

Você pensa na sua casa do futuro? Então entenda o que é e como funciona uma casa inteligente.

Sabe aqueles filmes sobre tecnologia? Bem, muita coisa mudou de alguns anos pra cá, a tecnologia evoluiu, várias empresas surgiram graças à internet e muita coisa agora é possível. Por exemplo, você já deve ter ouvido falar sobre realidade aumentada, muitas empresas estão investindo em óculos que te levam para um ambiente diferente do que você está no momento, ou no caso, permite que você interaja com holograma e simule coisas, um exemplo disso foi o surgimento do jogo Pokémon Go. Esse é apenas um exemplo de um desses fatores.

 

Outra questão pode ser a chamada inteligência artificial, você já viu que agora muitos smartphones conversam com as pessoas e assim automatizam processos? Não é preciso pesquisar algo, ou digitar números para a chamada, basta apenas dizer ao telefone do que precisa. Já imaginou toda essa tecnologia interconectada, que não necessariamente você utilize um aparelho, mas que a internet esteja em todos os lugares ao mesmo tempo? Como por exemplo, em sua mesa de jantar, não seria interessante conseguir consultar quantas calorias tem o alimento que você está consumindo? Bem, você acaba de ser apresentado à internet das coisas, chamada assim por estar presente em diversos lugares.

Algo que você precisa saber quando se fala de casa inteligente, é que existem níveis que podem ser verificados. Há tecnologias que estão sendo desenvolvidas e pensadas para o futuro, outras testadas, outras já em funcionamento. Esse artigo está sendo escrito para você entender mais sobre essa realidade que está se tornando cada dia mais presente em nossas vidas. Existem alguns processos que devem ser lembrados quando se propõe a falar sobre automação residencial, o principal é fazer com que o local seja mais seguro e que você gaste menos tempo para realizar tarefas, afinal, cada dia que passa temos muitas informações a serem filtradas e pouco tempo para realizá-las.

 

Mas afinal, como será sua casa do futuro?

Imagine um local totalmente inteligente, em que você não precise usar portas, mas sim biometria ou até mesmo que possa reconhecer você quando estiver se aproximando, que ela vigie 24 horas por dia movimentos ao redor da casa e mande qualquer coisa suspeita para você e para a emergência se reconhecer necessidade, a exemplo de uma tentativa de invasão.

Que a temperatura seja perfeita e adeque a sua temperatura corporal gradativamente ao espaço, para não acontecer algum choque térmico, destacando um ponto importante: a saúde. Ainda sobre saúde, sua casa irá monitorá-lo todo o tempo que estiver dentro dela, no caso de morar sozinho, e acontecer algum mal estar, como parar de respirar enquanto dorme, ela irá chamar a emergência e tentar de alguma forma acordar você.

Em dia de festa, a casa poderá ajudar na seleção da roupa ideia para um evento, simulando com a realidade aumentada peças antes mesmo de se vestir. Uma casa que controle a iluminação e que crie um local agradável com a seleção de músicas e a altura do som ideal.

Se tratando de segurança, durante o período da noite a residência será completamente lacrada com matérias resistentes e brindados por sobre outros. As paredes poderão ser retráteis fornecendo uma sensação de liberdade ao morador com paisagens, mesmo estando em um ambiente fechado.

Uma casa preocupada em gerar sua própria energia e que possa trabalhar para que você tenha grande economia, com o controle de dívidas, análise de mercado para investimentos e auto reparação para se atualizar quanto às novidades de automação. Ainda será responsável por encomendar as compras do mês, levando em base seu salário, o que você precisa e o que você consome.

Você não precisará carregar seu celular para usar redes sociais, em qualquer espaço da casa você terá acesso a serviços online, na própria parede ou em algum móvel, basta posicionar sua mão e selecionar o espaço que será a tela para você realizar a tarefa que deseja.

E então, gostou das curiosidades de como será sua casa no futuro?

Tudo bem, imaginamos um local futurístico para você se divertir lendo esse artigo, sabemos que a princípio você pode duvidar da veracidade de um projeto assim, mas antigamente nem mesmo acessar a internet era possível, e hoje não conseguimos viver sem. Poderíamos imaginar há cerca de dez anos, que seria possível acessar um site na web e solicitar um serviço de reforma vinte quatro horas por dia?  Nem perto disso. As coisas estão mudando rapidamente e não podemos ficar de fora dessas tendências, a internet surgiu para facilitar nossa vida, então porque não acreditar que será possível integrar tudo isso em nossa casa?

Já existem algumas adaptações possíveis de serem feitas, como controlar luzes, investir em segurança com câmeras e aparatos como fechadura, aplicação de interruptores touch screen, o uso de energias renováveis. Porém muita coisa ainda vem por aí.

 

 

Bem, a Reform gosta de imaginar o futuro, e sabe que apenas assim é possível sonhar.

Júnior Lima
Reform