5 Dicas Para Escolher o Terreno Ideal

08/03/2017 | Danilo Flausino

5 Dicas Para Escolher o Terreno Ideal

Quando falamos em casa própria, sabemos que é um assunto discutido pela maioria das pessoas. E quem não pensa em ter aquela casa dos sonhos? Sem dúvidas, o passo mais importante para a realização deste desejo é a aquisição de um terreno ideal. A escolha de um bom terreno ajuda a diminuir gastos desde a fase de projetos até o fim da execução. E pensando em te ajudar, preparamos 5 dicas para a escolha do terreno ideal, evitando gastos extras e dores de cabeça. Confira!

1. Projeto:

O primeiro passo para a escolha do terreno ideal é pensar no projeto. O que você quer construir? Defina quantos cômodos, áreas específicas (garagem, área de lazer, jardins, etc.) e quantos pavimentos terá sua casa dos sonhos. Todos estes itens ajuda a definir o quanto o terreno será exigido. Para ter sucesso nesta etapa, o acompanhamento de um arquiteto ou engenheiro é indispensável.

2. Limitações:

A atenção para as limitações físicas do lote é essencial para evitar, de repente, os maiores gastos com a construção. Alguns exemplos podem ser citados como: 

  • Infraestrutura da localidade do terreno: É o primeiro ponto de análise. A verificação se há calçamento e se há as instalações básicas de água, esgoto e energia elétrica são essenciais para o início da obra.
  • Topografia do terreno: Não deixa a obra impossível, mas pode encarecer e muito. Um bom projeto aproveita a topografia do terreno e, por isso, o ideal é que ele seja o mais plano possível.
  • Qualidade do solo: Interfere na escolha da fundação da edificação. A verificação do tipo de solo e análise das construções no entorno são necessárias para a escolha correta.
  • Proximidade de águas (lagos ou lagoas, rios, córregos): Precisam de uma atenção especial devido a resistência baixa de solos próximos. Uma fundação mal estudada para este caso pode acarretar patologias sérias na edificação.
  • Encostas: Um muro de arrimo (contenção), quando necessário a construção, precisa ser bem feito e projetado para evitar deslizamentos dos barrancos.

Outro tipo de limitação existente é a urbanística.  As limitações urbanísticas são exigências da Prefeitura Municipal, que ajudam a organizar e proteger a coletividade. Algumas delas são: o alinhamento, nivelamento, arruamento, altura máxima da edificação, áreas permeáveis, taxa de ocupação, entre outras. Podendo ocorrer variações nos tipos de exigências, dependendo da lei municipal.

3. Área e localização:

A área deverá ser adequada e compatível com o projeto da edificação. Uma edificação planejada com piscina, área de churrasco, quadra de esportes, ficaria inviável em um terreno de 300 m². Portanto, saber o que colocar dentro do terreno é essencial para a determinação da área necessária. Uma dica é elaborar um anteprojeto simples com todas as instalações pensadas, o que dá a noção necessária.

Para a localização, o interessante é verificar a distância de comércios, locais públicos, indústrias, avenidas, rodovias e locais do tipo. A facilidade de acesso a supermercados, farmácias, bancos, hospitais, escolas, etc. são pontos positivos e de valorização de terrenos. Assim como a proximidade de indústrias, rodovias, etc. podem trazer insatisfação devido ao incômodo por barulhos ou odores desagradáveis.

4. Posicionamento ideal e dimensões reais:

O posicionamento ideal seria analisar onde o sol nasce e onde se põe, o que é um fator importante na configuração da edificação. Algumas dicas importantes são: tentar projetar os quartos em direção ao sol, verificar se o lado da casa voltado para o sol nascente está em uma posição boa no terreno, se está voltado para alguma edificação alta que faz sombra no terreno ou se o terreno ao lado estiver vago, se há a possibilidade de ter futuramente uma edificação alta.

Quanto as dimensões reais, casos de invasões de vizinhos podem acarretar conflitos e ações judiciais o que pode levar seu sonho a baixo e te render boas dores de cabeça. Um levantamento topográfico tem um preço acessível e baixo, comparado ao preço do terreno ou da possível dor de cabeça futura, sem contar que as medidas reais são fundamentais na elaboração do projeto e registro do terreno.

5. Documentação:

Consulte junto ao Cartório de Registro de Imóveis do município se não há pendências com a documentação, faça uma medição básica do lote e verifique se as medidas apresentadas na documentação e passadas pelo vendedor estão de acordo, seja quem for o vendedor, exija o carnê do IPTU no qual constam: as metragens (outro modo de conferência), o valor do terreno relativo a venda e a Certidão Negativa de Débitos Municipais, que mostra se há pendências com o município.

Terreno Ideal

Após analisar todas estas situações, o primeiro passo é amadurecer o sonho e pensar com clareza o tipo de edificação desejada. Pense também em como você quer sua casa, quanto de espaço terá, se prefere economizar no terreno ou na obra, qual a localização ideal, como o terreno facilita na elaboração do projeto, etc.

Para ter aquela casa excepcional, o acompanhamento profissional (engenheiro e arquiteto) é indispensável e o fator primordial para ver seu sonho ganhar vida. Até a próxima!

Danilo Flausino
Reform