Pretende construir e não sabe como começar? Vem com a gente escolher o seu terreno.

26/07/2018 | Júnior Lima

Pretende construir e não sabe como começar? Vem com a gente escolher o seu terreno.

Afinal, você não pensa em comprar um apartamento, muito menos uma casa já pronta, o que você gosta mesmo é de criar algo que seja a sua cara, que tenha seus gostos desde a fachada até na decoração interna. Se essa colocação for verdadeira, então você precisa seguir alguns passos.

Antes mesmo de você buscar o seu terreno, sua casa já pode fazer parte de um projeto, nesse projeto a gente vai verificar qual a melhor forma de construir, e como será a casa dos seus sonhos, então podemos destinar você na busca desse passo que é tão importante: A escolha correta do seu terreno.

Aqui, basicamente você estará à procura do alicerce, do que sustentará seus sonhos, que será a base para sua moradia. Alguns fatores de início já podem ser observados, que não precisa de um olhar mais clínico e preciso, como por exemplo, a localização.

DICAS PARA QUEM PRETENDE CONSTUIR, COMO ESCOLHER O SEU TERRENO?

A localização:

Verifique o baixo, a rua, veja em que local sua casa será erguida. Tenha em mente de que a casa ficará nesse local definido vamos dizer que... Pra sempre, então essa escolha deve pesar bastante, pois será o local caso você não a venda um dia, que verá seus filhos, e até mesmo netos crescerem, então analise bem o endereço que pretende situá-la. Porém a localização não pode ser o único fator determinante na escolha.

Composição do Espaço:

Aqui, podemos descrever alguns dos fatores de composição que precisam ser analisados com cuidado. Por exemplo, é necessário verificar o que circula pelo terreno, pode parecer meio estranho, mas é bom tomar cuidado. Vai que existem fábricas ao redor e fica para você insustentável construir sua casa por causa de fumaça, barulhos. Tem ainda o caso de empresas de saneamento passarem tubulações por ele, sem ter tido um cuidado, comprometendo essa questão. É necessário ver caso de árvores e plantações nativas presentes no espaço, o que pode gerar alguns trâmites legais.

Dimensões:

O tamanho do espaço. É importante que você meça o tamanho do local para ver se realmente consegue comportar a casa dos seus sonhos. Retira as medidas com cuidado e o mais importante, em caso de dúvida deixe que um engenheiro ou uma equipe especializada faça esse trabalho por você. Lembre que é esse um dos momentos que o projeto de construção criado será importante, nele você pode verificar as dimensões propostas para seu imóvel, ao mesmo tempo que verifica o tamanho do espaço.

O tipo de imóvel:

Também devido ao projeto, é importante você caracterizar o tipo de imóvel que irá construir para encontrar o local e tipo de terreno ideal. Terrenos com um desnível, algo que dê a necessidade de ter uma escada na residência, pode ser impeditivo para algumas pessoas. E se houver a necessidade de retirar esse desnível, ocorrerá um bom investimento, sendo esse por muitas vezes superior à aquisição de outro lote sem desnível, juntando o valor ofertado nesse.

Escolha ou não escolha de um terreno acidentado:

Como dizemos acima, um terreno com desnível pode gerar a necessidade de adaptações que nem todo mundo consegue se adequar. Porém para quem não tem empecilhos contra fatores como ter um lance de escadas em casa, a escolha de terrenos acidentados pode estimular a criatividade na hora de construir. Ainda em seu projeto, com o auxílio de arquitetos, você pode ter uma casa diferenciada, bem criativa e rico em estética própria. Pense nisso, talvez o resultado final irá valer muito à pena.

Questões naturais:

É importante pensar na posição do sol e da circulação do ar. É de absoluta certeza que você deseja que sua casa receba um pouco de brisa e um aquecimento natural, estou certo? A forma de construir, ao posicionar sua residência para a direção correta, pode ser algo que será mudado facilmente, mas é imprescindível pensar sobre. Ninguém quer uma casa extremamente gelada por não bater sol nela, estou certo? Então vale também à pena verificar a vizinhança, e se tiver prédios que impeçam sua casa de receber essas importantes questões naturais, que você possa repensar sua construção nesse local.

Questões burocráticas:

O comprador precisa antes mesmo da aquisição do imóvel guias amarelas e azul juntos à prefeitura. Conferir o registro do loteamento, a matrícula individual do lote, buscar a aprovação do projeto com uma licença, IPTU, certidão da área, etc. Não deixe essas questões passarem despercebidas, as questões burocráticas por muitas vezes pode parecer chata, mas é o que vai garantir o seu direito em uma possível má fé do vendedor. Sem contar que sua casa merece ser construída com cem por cento de segurança.

Portanto, apresentamos uma série de dicas importantes para você encontrar o espaço ideal que seu imóvel estará inserido. Existem várias questões importantes, mas no final ver seu sonho de ter uma casa própria sair do papel para a vida real, não tem preço. E para continuar inspirando você, fique com algumas fotos de residências finalizadas, mas saiba que tudo começou com um projeto e a busca pelo terreno.

 

 

 

Você conta com a Reform e facilitamos os seus sonhos.

 

Júnior Lima
Reform