Arquitetura Verde: Você precisa saber mais dessa cor que pode mudar o mundo

09/08/2018 | Júnior Lima

Arquitetura Verde: Você precisa saber mais dessa cor que pode mudar o mundo

Sobre sustentabilidade:

 

Esse conceito sustentabilidade, para muitos é o fator que irá fazer com que as próximas gerações tenham água potável, respire um ar mais puro, e viva em um mundo mais saudável. Sustentabilidade é relacionada costumeiramente com o verde, devido à cor representar a natureza, sendo então o tom das práticas de preservação, que garante o tão sonhado futuro saudável para as próximas gerações, já que recursos imprescindíveis para a vida é finito.

O que você não sabe, é que possivelmente sua casa pode contribuir para que essas práticas sejam adotadas, você por exemplo pode instalar placas solares e então ter seus aparelhos eletrônicos movidos por energia limpa, ou então instalar um sistema de reuso de água. Quem sabe até mesmo colocar em sua casa um telhado verde? Ou então, outra dica sustentável, é reutilizar contêineres para construir seu imóvel, trazendo também um aspecto moderno ao local. Bem, essas são algumas opções, mas no todo se você adaptar sua residência com essas e outras sugestões, pode ter certeza que você estará contribuindo para que a sustentabilidade faça realmente a diferença.

 

Arquitetura Verde – O que significa e como funciona

A sustentabilidade pode ser como citado anteriormente, adaptada em sua casa, porém sabe como é o melhor jeito de ter uma construção sustentável? É utilizando o método e conceito chamado de arquitetura verde. A arquitetura verde nada mais é do que criar um projeto arquitetônico voltado justamente para esse objetivo, a sustentabilidade. Esse projeto deverá respeitar o ambiente em volta da casa, como as condições de clima, o impacto calculado no meio ambiente com a construção, o controle do uso de água, entre outras práticas, tudo focando no mínimo possível de utilização. Ainda é necessário investigar a escolha dos materiais que precisam servir para o propósito, sempre evitando desgastes desnecessários, como o transporte de uma localização à outra, pede então que se verifique materiais existentes no local ou proximidade da construção, justamente para não desperdiçar recursos com processos que podem ser facilmente controlados. É para se evitar situações assim, que se usa o planejamento de obra.  

 

Harmonia do verde e decoração

O verde na casa remete justamente ao natural, há por exemplo pisos que podem ficar bem bonitos nesse aspecto de decoração:

Temos outros exemplos ainda, como o telhado verde que tem a função de trazer uma refrescância natural ao ambiente por impedir as chamadas ilhas de calor, porém precisa de uma manutenção recorrente, mas esse telhado pode trazer vantagens que valem a pena serem olhadas.

A construção de jardins internos e externos é também outra prática bem interessante. O jardim interno ou melhor, jardim de inverno, contribui para purificar de forma natural o ar da casa, assim como a obra dos seus sonhos que é a construção da residência, esse jardim requer um planejamento, sendo uma forma interessante de trazer o verde para dentro de casa, caso o responsável queira, esse jardim poderá estar protegido por um vidro, solto em um espaço, ou até mesmo verticalizado.

Outra questão é o próprio funcionamento de um jardim externo, para isso têm-se a prática chamada de paisagismo. Esse jardim precisa passar pelas mesmas etapas, do já citado planejamento à uma execução bem organizada, com a escolha das plantas e de como todos os elementos estarão dispostos, criando uma harmonia decorativa.

O verde como cor, seguindo a questão da psicologia das cores, se refere à esperança, é uma cor que remete à perseverança, tranquilidade, justamente por lembrar da liberdade trazida pela natureza. Saber disso pode fazer você gostar ainda mais dessa cor e então aplicar de forma bem pensada.

 A dica da Reform é, se esbanje dessa cor e deixe o seu dia melhor, além de fazer um efeito positivo em você, também estará fazendo no meio ambiente, basta aderir algumas práticas e pensar mais em sustentabilidade.

 

Gostou? Continue acompanhando nossas novidades.

Júnior Lima
Reform