Crianças em casa? Torne sua residência segura para os filhos

23/08/2018 | Júnior Lima

Crianças em casa? Torne sua residência segura para os filhos

Um grande desafio aos pais em geral e principalmente aos pais de primeira viagem, é garantir a segurança dos seus filhos dentro da própria casa. Sabemos que as crianças não param, mexem em tudo, bagunçam todo o espaço que estão, e às vezes isso pode ser perigoso. Assim, é necessário tomar algumas medidas preventivas, já ouviu aquele ditado que diz que é melhor prevenir do que remediar?

Pois bem, conheça algumas dicas de adaptações importantes que podem ser simples, fáceis e além de tudo, responsáveis por evitar grandes dores de cabeça. Visto que é imprescindível não deixar esses pequenos sozinhos e sempre orientá-los desde cedo ao que é perigoso dentro de casa.

 

Cuidados no seu banheiro:

Você pode usar os chamados tapetes antiderrapantes para impedir que as crianças escorreguem no banho, caso haja banheira em sua casa esse mesmo material poderá ser acoplado à banheira. Outra questão também é utilizar os chamados lacres de privadas, para impedir o acesso de crianças a vasos sanitários sem o acompanhamento de um adulto. Existem muitos relatos principalmente de crianças mais novas que se afogaram no vaso, basta um pequeno tempo de descuido e pode ser fatal. Medicamentos, shampoos, pequenos objetos no armário do banheiro devem estar em um nível elevado, que não seja alcançado pelas crianças em hipótese alguma. É ainda importante frisar que produtos de limpeza devem estar trancadas, pois são tóxicos e prejudiciais à saúde, e podem atrair as crianças pela coloração.

 

Cuidados na sua cozinha:

Esse é um dos ambientes que mais causam acidentes entre os pequenos, por esse motivo é indicado até mesmo tornar esse espaço inacessível a eles, colocando um portãozinho de plástico existente na entrada. Mesmo assim é indicado garantir que todos os talheres estejam fora do alcance das crianças, assim como o fogão travado para que o gás não vase se mexer nos botões, e ainda priorizar o uso das trempes traseiras mantendo o cabo das panelas virados para dentro, sem o risco de alguém passar e derrubar. Ainda outro aspecto de preocupação é os sacos plásticos para sufocamento, por isso implemente os chamados puxa – sacos e garanta que esses objetos estejam em uma altura superior as das crianças.

 

Cuidados na sala e áreas comuns:

Escadas, janelas, tomadas, objetos de decoração. Todo cuidado é bom, então proteja sua escada com grades no começo e final, sua janela com cercas de arame, tomadas com protetores, sempre se certificando dos fios estarem enrolados. Lembrar de guardar objetos pequenos para que as crianças não engulam também é uma medida que precisa ser tomada. Procure instalar móveis arredondados ou proteja as quinas, para não ocorrer algum acidente do tipo, sendo ainda bom lembrar de sinalizar portas de vidros. Não se esqueça dos cuidados com pisos escorregadios e tapetes, o ideal é utilizar um material antiderrapante, outro risco são os cordões de cortinas que podem causar estrangulamento.

 

Outros Cuidados que precisam ser ressaltados:

Colocar grade na cama, berço ou beliche. Porém essa grade não pode ter muito espaço entre os vãos, para não prender parte do corpo da criança, evitando até mesmo sufocamento. É recomendado não colocar móveis perto de janelas, deixar as crianças afastadas da garagem e as piscinas cobertas com um material resistente, de modo que não consigam violar.

 

Lembre-se, igual já falamos no início, é melhor prevenir do que tentar remediar. Então esteja presente em todos os momentos e de olho na bagunça desses pequenos, para que eles cresçam de modo saudável e encham vocês de orgulho. 

Por fim, nota-se que sua casa pode ter grandes armadilhas, no entanto você deve cuidar para que seus filhos cresçam com saúde retirando todos os riscos. 

 

Gostou do artigo? Continue acompanhando que toda semana a Reform produz dicas valiosas para você

Júnior Lima
Reform