Revestimentos: Sugestões de materiais para a sua fachada

31/08/2018 | Júnior Lima

Revestimentos: Sugestões de materiais para a sua fachada

Para quem vai construir, ou até mesmo deseja mudar o aspecto visual da sua casa, suponhamos que essa seja uma dúvida recorrente. Com qual material sua fachada será feita?

Para responder essa pergunta, é necessário levar em conta alguns fatores, como clima, resistência do material, aspecto visual, exposição solar, etc. Lembre-se que para as visitas, ou até mesmo quem passa perto de sua casa, a fachada será o ponto que chamará mais atenção, ela e o design estrutural da sua casa.

Portanto, agora que você já sabe o tema desse artigo, podemos então ir aos finalmentes.

Madeira:

 

Esse tipo de material, diferente do que o senso comum diz, não retém tanta umidade. A madeira tem um aspecto forte, é muito resistente e pode ser excelente para equilibrar a temperatura. É um material que permite você testar tonalidades, mas requer uma manutenção e cuidados com a hipermeabilização.

 

Pedra:

Você deseja morar em uma casa que lembra algo rústico? As pedras tornam o ambiente bem bonito e diferente, justamente por permitir que você escolha o tipo de pedra que irá compor a fachada. Há tons que destacam bastante, como pedras coloridas, a verde pode até mesmo remeter ao natural.

 

Aço Corten:

Você quer resistências às adversidades do tempo? Aposto que sim. Esse tipo de aço que é bem popular na construção, e ao mesmo tempo de alto padrão pelo tipo de material, é bem mais resistente que o aço comum. Ele tem um aspecto enferrujado, e é justamente por esse detalhe que você pode ficar despreocupado com sua durabilidade, precisando de pouca manutenção.

Pintura:

Agora vamos falar do revestimento mais utilizado, porém que não traz muitas surpresas, claro, a não ser que você não queira inovar, afinal existem pinturas especiais. Mas quanto ao revestimento externo, você precisa se preocupar em utilizar tintas que não serão afetadas por elementos como exposição ao sol, chuva e outras adversidades.

 

Concreto:

Se você quer economizar e trazer um aspecto contemporâneo, essa é uma boa escolha. Você pode adaptar o material inteiro ou em blocos, mesmo assim traz uma certa limitação ao projeto, porém é durável e quase não precisa se fazer uma manutenção.

 

Tijolo aparente:

É importante dizer para vocês que o tijolo aparente tem sido a solução para muitos projetos. Entre suas vantagens está a economia e até mesmo a resistência ao fogo, além disso faz com que a liberação lenta do calor retira do ambiente um desconforto exagerado que ocorre principalmente no verão. Sim, aqui nesse modelo você economiza bem.

 

Vidro:

Já nesse modelo você não economiza muito na hora da instalação, mas torna sua casa sofisticada. Você pode utilizar os vidros em portas, grandes janelas bem aparentes na fachada, e combinar com outro material, ou até mesmo utilizar a maior parte em vidro, utilizando nem que seja o aço para uni-los, tomando assim conta da maior parte da fachada. Um ponto positivo é que a casa fica bem bonita e em destaque, o ponto negativo é que pode prejudicar um pouco até mesmo a privacidade. Na hora de vender seu imóvel ele poderá ser valorizado.     

Fica claro que o revestimento ideal para a sua casa existe. Ele passa pelo seu gosto pessoal, mas vai além do que apenas isso. Construir sua casa com o revestimento certo fará toda a diferença, até mesmo na valorização futura do seu imóvel.

 

Quer acertar de vez na escolha? Chame a Reform.  

Júnior Lima
Reform