O seu banheiro merece um Box: Dicas para facilitar sua escolha

06/09/2018 | Júnior Lima

O seu banheiro merece um Box: Dicas para facilitar sua escolha

Deixar o seu banheiro organizado pode ser mais simples do que parece com a utilização de um Box. As vantagens de ter esse artefato em sua casa se inicia justamente pela higienização do espaço e vai além, passando pela retenção de calor do chuveiro em um ambiente restrito, protegendo você do frio de ter que tomar banho em um espaço aberto. O Box ainda ajuda com a questão de privacidade, existem muitos materiais que podem separar o ambiente do chuveiro com o restante do banheiro, fazendo uma espécie de divisória.

Tem algumas dicas sobre o assunto que são bem pertinentes e irão ajudar você a escolher o material. Esse artigo também é para quem deseja adaptar sua casa, ou que esteja pensando em reformar o banheiro, deixando-o mais moderno. É um assunto importante também para quem está iniciando a construção de sua casa, resumindo: Você precisa dessas dicas.

 

Convencimento: O porquê de ter um Box

Se até aqui você ainda está em dúvida se compensa ou não ter um Box, vamos tentar te convencer agora pelo aspecto decorativo. A posição do Box, o tipo de material e a junção desse aparato com o ambiente, permite que você seja criativo: combinar cores, utilizar o conceito do espaço, propondo harmonia, é uma questão a ser levada em conta. Como por exemplo, começar separando em moderno e rústico é uma opção.

 

Os tipos de materiais:

Para complementar o item anterior, agora pensaremos no material ideal. O mais comum para o seu banheiro é a utilização de vidro temperado: Esse tipo de vidro é exigido por lei, ele deve ter pelo menos 8mm, sendo muito mais seguro que um vidro comum. Se acontecer um acidente o vidro não deixa pontas, nem se parte, ele quebra em muitos pedacinhos e se desfaz. Esse tipo de Box traz uma modernidade e facilidade ao ambiente, sendo simples de limpar e de longa duração, podendo durar até mesmo por toda a vida, sem contar a flexibilidade de escolher o acabamento, como o inox, que é preferivelmente utilizado por evitar corrosão. Outra forma de trazer uma diversificada a esse modelo de Box é se preocupar com a aparência dele, trabalhando com uma cor diferente, ou até mesmo pensar em detalhes na textura, como riscos e desenhos personalizados. Na textura, é interessante talvez a esfumaçada (embaçada) que irá dar a você mais privacidade, impedindo que vejam através do vidro.

O Box de acrílico é mais barato que o material citado anteriormente. De cara, quando você fizer um levantamento de preço ele irá trazer ao projeto essa vantagem, porém o estilo exibido pelo acrílico será mais simples, e ainda com uma durabilidade inferior ao Box feito de vidro. O acabamento do projeto poderá ser composto por alumínio. É mais leve por serem chapas de um plástico bem resistente, recomendado quando o orçamento está baixo, que requer alguns cuidados de na hora da limpeza.

Pense no Box de granito para trazer um aspecto moderno e completamente privado ao espaço de se tomar banho. Esse modelo tende a dividir o ambiente com uma peça de destaque. O granito não é muito barato, mas pode ser uma solução duradora, que irá passar uma sensação de modernidade. Você pode deixar esse modelo com uma passagem para você entrar na área do chuveiro, ou então, utilizar uma porta de alumínio, (o que talvez não tenha tanta necessidade). Dependendo da cor, você também pode brincar com o rústico, trazendo uma coloração mais natural ou então puxada para o marrom. O problema é que às vezes, faz com que o seu banheiro lembre um espaço público, que utiliza bastante o granito como divisória.

Talvez esse seja o Box mais elegante de todos. O Box de blocos de vidro é uma ideia interessante que irá deixar muita gente surpresa e admirada. Esse modelo é o mais resistente dentre os citados, podendo durar para sempre. Se comparado com os demais é mais caro, porém traz maiores benefícios, como por exemplo, facilidade na hora da limpeza, fora outros fatores que já foram citados. Pense bem, esse pode ser o Box certo para você.

A cortina, ou o Box cortina, é rápido e prático, porém traz algumas desvantagens, como a garantia da privacidade e até mesmo o isolamento do espaço contra fluxos de ar frio durante o banho. A vantagem da cortina é que apesar de ser bem barata e prática, ela cumpre bem a função de não deixar a água correr para outras regiões do banheiro, mas geralmente ela acumula sujeira e precisa ser retirada para limpezas periódicas. Uma dica, é para você utilizar esse modelo como provisório enquanto não coloca um melhor no banheiro.

 

Altura do Box:

Um apontamento importante quanto à altura desse aparato, é que tenha o mínimo 1 metro por 90 centímetros, se não o objetivo de se construir um Box será perdido. Outro ponto ainda mais interessante é verificar a altura das pessoas que usarão o banheiro e também as medidas do espaço (do chão até o teto principalmente), para fazer algumas demarcações. No caso de um isolamento mais eficiente, você precisa optar por um Box que chegue próximo ao teto, então certamente a altura passará de 1 metro. Fique atento a uma questão importante: Procure deixar uma pequena abertura na parte superior para que o vapor do banho saia, ou então que tenha dentro da área do box uma janela, evitando acidentes por problemas respiratórios.

 

Porque contratar um profissional para instalar seu Box?

A instalação dependendo do tipo de material pode ser complicada, e qualquer erro técnico pode comprometer sua peça e ainda deixar o acabamento visivelmente mal executado.

 

 

 

E então, quais mudanças podemos fazer em seu banheiro?

Júnior Lima
Reform