A maravilha sustentável: Você conhece o concreto drenante?

21/09/2018 | Júnior Lima

A maravilha sustentável: Você conhece o concreto drenante?

O piso concreto drenante tem esse nome bem sugestivo, pois sua função é facilitar a drenagem da água no solo, agindo de forma sustentável. Ele gera menos impacto ao meio ambiente, permitindo um fluxo correto do percurso da água na natureza. É um material muito utilizado no mundo da construção, sem ele as áreas externas como estacionamentos a céu aberto seriam inundados com as chuvas atrapalhando o escoamento correto da água. Para a sua utilização sempre é indicado uma empresa especializada, pois se instalado de maneira errada, poderá gerar graves prejuízos a toda a obra.

 

Como podemos utilizá-lo?

Sua utilização é ideal para áreas externas, mas também é recomendado para alguns toques em sua residência como região de proximidade às piscinas, composição de muros verdes para hortas verticais, etc. Segundo especialistas, o produto consegue drenar cerca de um litro de água por segundo, e sua composição é utilizado matérias que fazem a função do cimento, possuindo assim uma resistência bem interessante para a função proposta.

Quando utilizado com a função de piso drenante, sua porosidade e vãos até mesmo que imperceptíveis, permite que a área úmida seja sugada para o solo e contribui para a sustentabilidade, amenizando também dor de cabeça quanto ao acúmulo de água e falta de escoamento. É bom destacar que sua extensão é 100% permeável.

 

Sabe o que é interessante nesse tipo de concreto?

É que a composição para pisos em áreas externas, faz com que a humidade captada fique armazenada por um tempo em sua base, isso faz com que a água adentre aos poucos o solo e até mesmo retorne para os lençóis freáticos, mesmo que de forma imperceptível, está contribuindo para que o percurso da natureza cumpra realmente sua função. Pessoas que se sentem melhor cercado pela natureza, pode utilizar em seu meio ambiente, é uma forma de integração entre natureza e construção.

 

Você conhece sua composição?

Por fim, se resta dúvidas quanto a sua viabilidade como uma ferramenta sustentável, vale à pena olhar a sua composição: Esse concreto é feito de reaproveitados ou bases naturais, como fibras, pedras, elementos combinados de forma estudada, permitindo assim que todo o processo transcorra da melhor forma possível.

 

Você sabia que ele é bem recente?

Apesar desse piso ser uma ótima opção por exemplo para asfaltar ruas, ele foi criado a pouco tempo. O concreto drenante surgiu na Holanda apenas em 1940, logo se popularizou por toda a Europa, e como uma tecnologia inovadora e bem vista, passou por um processo de internacionalização. Agora, você também pode ter em sua construção essa tecnologia, imaginou que maravilha fazer parte de uma evolução que surgiu a tão pouco tempo?

 

Bem, você precisa saber das vantagens:

O bom desses tipos de pisos é que além da sustentabilidade e segurança pelo escoamento da água, você recebe uma série de vantagens. Você pode por exemplo escolher uma grande variedade de cores e dimensões de placas a serem aplicadas, solicitando um serviço personalizado para a sua necessidade e com a estética adaptada ao seu imóvel. Para utilização externa, esse tipo de concreto aguenta de veículos leves e veículos pesados, mesmo que em sua composição não seja necessário o uso de cimento ou argamassa, pois como já foi dito ele fica bem firme quando aplicado e cumpre bem sua função, dispensando até mesmo o contrapiso. Além do fato de fazer a natureza seguir seu fluxo ideal, interferindo muito pouco no ambiente se comparado a outro tipo de concreto, atenuando até mesmo o efeito estufa.

Agora, que você já sabe como funciona o concreto drenante, a história, suas vantagens e até mesmo a composição desse material. Duvido você não se interessar por uma tecnologia que ajuda você e o meio ambiente.

 

 

 

Conte com a Reform para o projeto dos seus sonhos.

Júnior Lima
Reform