Porcelanato líquido: Você precisa conhecer agora!

11/10/2018 | Júnior Lima

Porcelanato líquido: Você precisa conhecer agora!

Falar sobre porcelanato líquido, é abrir espaço para um material muito interessante para o piso de sua casa. Esse material é diferente do convencional, ele permite que você trabalhe seu acabamento de forma criativa. Assim você tem a oportunidade de trazer para a sua casa um diferencial, deixando em destaque no seu imóvel os seus gostos, isso porque você pode utilizar o porcelanato por cima de adesivos, materiais sólidos, etc. O efeito que esse material transmite é impressionante, parece modificar a arquitetura do espaço, revela uma cuidadosa preocupação com seu local de descanso e aconchego.

É importante dizer que o porcelanato líquido não surgiu agora, apesar do seu uso ter aumentado consideravelmente nos tempos recentes. Esse tipo de material era bastante utilizado em chão de fábrica e no piso de hospitais, pois uma vantagem dele é que se adequa muito bem ao solo que é aplicado e sua superfície lisa contribui para a manutenção de uma limpeza constante.

 

Características desse material:

Outro ponto interessante, é que entender que esse piso não é feito de porcelanato, ele ganhou esse nome pela sua superfície reflexiva e bem equilibrada, parece até mesmo quebradiça do tanto que chama atenção e fica em equilíbrio com o espaço. Na verdade o nome correto é piso monolítico. Porém, como ficou conhecido popularmente por “porcelanato” iremos continuar referindo assim ao material. Sua aparência é criada por um líquido aplicado cuidadosamente sobre o solo, fixando uma camada dura e uniforme, em sua composição existem resinas para dar brilho. É indicado por ser autonivelante, que seja bem aplicado e se verifique o estado do piso anterior ou do solo, preferivelmente sua utilização se dá em uma superfície plana.

 

Um novo estilo para sua casa:

Como já foi dito, antes o porcelanato líquido era muito utilizado em fábricas e hospitais, porém logo esse material foi redirecionado para residências. Esse redirecionamento teve como foco uma coisa que atrai bastante o público que está construindo um imóvel: a personalização. Quem não quer que a tão sonhada casa seja perfeita? Tenha todos os detalhes bem pensados? Pois bem, no início já falamos que por baixo desse material da até mesmo para colocar adesivos e aplicar alguns efeitos visuais, o desenho escolhido parece ganhar vida diante dos olhos de quem vê, é o conhecido efeito 3D. Quando se fala em personalização, vai desde o básico até a um estilo bem chamativo. Fique com alguns exemplos:

Ainda sobre o aspecto do espaço, é importante dizer que quando você pretende colocar algum material por baixo, sendo até mesmo um adesivo, existe a possibilidade do porcelanato ser transparente para que se veja esse material. Ou então você pode escolher a cor que mais combina com você, lembrando que é recomendado utilizar um tom considerado neutro em áreas comuns para não ficar “poluído” de mais (com excesso de informação). Recomenda-se que destaque se dê nos móveis e detalhes pensados pela decoração.

É incrível todas as possibilidades que o porcelanato líquido permite na sua obra. Você pode, por exemplo, utilizar o verde para remeter à natureza e já aplicar técnicas sustentáveis, trazendo para a sua casa uma temática interessante.

Aposto que agora você não vê a hora de ter esse material aplicado de forma correta em sua casa, estou certo? Lembre-se de que o imóvel sendo seu, você tem todo o direito de construir e reformar do modo que quiser, que se sentir bem. Só não se esqueça de contar com uma empresa profissional, se não a aplicação do porcelanato líquido pode gerar uma imensa dor de cabeça se realizado por quem não entende do assunto.

 

 

Reform, artigos que inspiram você.

 

Júnior Lima
Reform