Grama sintética para a sua casa: Você merece saber mais

19/10/2018 | Júnior Lima

Grama sintética para a sua casa: Você merece saber mais

 Vamos começar esse artigo desmistificando algumas coisas sobre a grama sintética. Muitos falam que esse material propaga fogo muito facilmente, é mentira, a grama sintética além de deixar o ambiente organizado, não sujar tanto como a grama natural, ela não propaga o fogo, se um cigarro por exemplo cair nessa grama sintética, é bem provável que ele irá apenas estragar o local que acertar, mas não vai se propagar a ponto de provocar um incêndio. Esse é um dos mitos criados, e um bom benefício ofercido pela grama artificial.

 

Mas afinal, o que é a grama sintética?

Grama sintética nada mais é do que a imitação de uma grama natural produzido por polietileno virgem, e já é bom avisar que oferece um ótimo custo-benefício. A composição desse material dá um belo aspecto ao jardim, fornece segurança e parece com uma grama real. Você vai se impressionar de ver a sua grama tão verde.

 

Os tipos de gramado sintético:

Existem cinco tipos principais de grama sintética, a recomendação muda conforme seu objetivo e principalmente altera a altura desse materal. Gramas artificiais de 10 mm de composição fibrilada, é indicada para quadras infantis e playgrauds, a grama baixa forra bem espaços frequentados principalmente por crianças. Já a grama de 12 mm da mesma composição, é recomendada para utilização em ambientes internos, compõe um piso macio e seguro contra ajuda a diminuir o impacto no caso de quedas. A questão da grama de 10 mm ou a de 12 mm, é que mudam muito pouco de tamanho, assim você pode alternar ambas, escolhendo também por gosto pessoal, mas fica as recomendações mais precisa para ajudar vocês a decidir.

Mudando o material para crimp e também sua altura para 15 mm, é indicado que essa possa seja utilizada na prática de esportes. Crimp é um material que na produção tem seus fios retorcidos, se tornando perfeito para ambientes esportivos. Essa torção faz com que a bola não fique presa, tanto que é bastante utilizado em áreas de mini golf, já no campo faz com que a bola de futebol ganhe bastante velocidade.

O material conhecido por fita plana de 20 mm tem o dobro de tamanho do que foi recomendado para lazer infantil e interno. Pela sua altura e o tipo de fio, utiliza-se principalmente para decoração, podendo ser aplicada tanto externa quanto internamente, por exemplo, em jardins de inverno. Esse material deixa qualquer espaço interessante sendo muito utilizado por paisagistas. Outro modelo que também é muito utilizado por paisagistas e que garante uma aparência mais rústica ao espaço, é a grama bicolor de 30 mm. O grande diferencial até mesmo entregue pelo nome, é que essa grama mistura tonalidades de verdes gerando a percepção de contato com a natureza.

Qual o motivo de colocar esse material em minha residência?

Podemos começar falando que sua aplicação pode ser feita até mesmo por sobre o cimento, e a grama sintética se adequa a superfícies não planas, só requer um grande cuidado em sua instalação. Outro motivo é sua fácil limpeza, você pode lavar a grama que logo terá uma aparência nova, e tende a atrair menos insetos para a sua casa que a grama natural. Ainda, como já citado, tem um ótimo custo benefício. Vale a pena olhar os valores e ficar tranquilo quanto a durabilidade, que apesar de ter um prazo determinado, chega a durar cerca de cinco anos sem precisar trocar. Outro ponto, é que seu material além de não ser inflamável, é também antiderrapante, fornecendo segurança para crianças, idosos e estabilidade nos esportes.

Por fim nossa dica é a seguinte. Vale o investimento e vale mais ainda pensar em todas as formas que essa grama sintética pode ser aplicada em sua residência, pois as possibilidades são inúmeras, basta você utilizar a criatividade.

 

Sua casa mais estilosa do que nunca.

 

Júnior Lima
Reform