Revestimento e a importância das cores: Como vai ser a fachada do seu negócio?

26/10/2018 | Júnior Lima

Revestimento e a importância das cores: Como vai ser a fachada do seu negócio?

Se vida imita a arte, então porque sua empresa não pode imitar também?

Resolvemos fazer esse artigo para você que é dono de uma empresa e tem dúvida de como chamar a atenção dos clientes. Aqui iremos expor a escolha do material certo, e falar sobre a importância das cores para a fachada da sua loja. Portanto, vamos separar esse artigo em duas frentes, na primeira vamos falar sobre os materiais mais utilizados em fachadas e mostrar alguns exemplos, e depois mostrar a você como é importante pensar na cor para o seu negócio e da aplicação correta.

 

Os materiais mais utilizados são:

Madeira

Esse material deixa a frente sofisticada, remete ao rústico e é muito marcante. Um ponto interessante é que utilizar a madeira certa pode fazer com que seu negócio se adeque ao sustentável, a madeira interage bem com outros materiais. Existe por exemplo a madeira de demolição, se quiser saber mais sobre, tem um artigo no blog que recomendamos: https://goo.gl/Tw9YiD

 

Vidro

O vidro temperado, é um material resistente que não pode ser quebrado facilmente, sua propriedade com uma pancada muito forte se dissolve em farelos e não fica pontiagudo, prevenindo acidentes. Essa fachada em vidro proporciona um destaque ao ambiente interno, e mesmo dentro do espaço a iluminação natural se torna um diferencial, o vidro para ser colocado de forma correta requer uma inspeção técnica, seu custo é um pouco elevado, mas pode ser um diferencial de destaque.

 

Alumínio

Essa lâmina de alumínio é um dos materiais mais resistentes que sua fachada pode receber. Sem dúvidas se conversar bem com o conceito e estrutura da empresa, pode ser um diferencial bem agradável ao público. O material pela durabilidade e resistência garante uma boa ação frente a corrosão provocado pela maresia, que se deve a sua pintura automotiva eletrostática. E ainda que sofra algum desgaste, esse material pode ser retirado e pintado.

 

Aço Escovado

Aço escovado ou aço inox é sem dúvidas uma boa pedida para a sua loja. Esse material tem um menor impacto ambiental porque pode ser facilmente reciclado e reutilizado. O aço escovado não precisa de uma pintura e não enferruja, lembrando que para não ficar uma aparência uniforme em sua fachada, e às vezes até mesmo sem graça pela falta de vida do aço, ele pode ser misturado com tijolos e cerâmica, vale a pena testar e dar uma olhada, você pode se surpreender e sua loja ficar mais linda ainda.

 

PVC

É um plástico que não é cem por cento originado do petróleo. Atualmente vem sendo utilizado na composição restrita de parte da fachada, geralmente na parte superior, porém ele pode ser expandido para cobrir a frente da sua loja com placas, que podem ser neutras ou coloridas. O PVC também é ótimo para lojas perto do mar, e de modo em geral garante uma boa resistência contra fatores naturais. O material não necessita da aplicação de pintura e sua lavagem é simples, basicamente com água.

 

ACM

Sobre os materiais mais utilizados, para finalizar essa parte, tem-se o ACM. Se você não sabe qual material é pelo nome, saiba que deve existir bastante em sua cidade. O ACM nada mais é do que um alumínio composto. Como característica: é leve, fácil maleável, resistente e ainda combina com outros materiais como vidro, etc. você pode encontrar principalmente em bancos e concessionárias. A dica é: repare e veja se encaixa bem em sua empresa, pense no conceito da marca, na identidade visual. E ainda sobre o ACM, não esqueça da sua vantagem de ter muitas cores e variedades, então capriche nas escolhas.

 

Falando em cores, qual é mesmo a sua importância?

Cada cor tem suas particularidades e produz sensações diferentes, escolher as cores da sua empresa passa por um processo visual bem estruturado e trazer isso para a sua fachada é importante, ainda mais se você conseguir trabalhar de forma harmônica.

Uma dica é olhar as empresas grandes, franquias e buscar inspiração para a sua reforma. Lembrando que é inspiração e não copiar ninguém, afinal vai dizer que você não prefere ter uma loja única e diferente?

Lembrando que se você tem dúvidas sobre as cores e as sensações que provocam, aqui no blog já tem um artigo exemplificando sobre: https://goo.gl/GxMUYD

 

 

Espero que tenha gostado das dicas. Lembre-se: precisando reformar sua empresa, basta entrar em contato.

 

Júnior Lima
Reform