Cimento queimado: Tendência, modernização e inspirações.

03/11/2018 | Júnior Lima

Cimento queimado: Tendência, modernização e inspirações.

O cimento queimado é uma forma de trazer um aspecto industrial, trabalhando bem a modernização do espaço, porém a forma de execução garante que o cimento queimado combine também com casas que levam características rústicas. Essa diferenciação do rústico e do moderno já foi explicado no seguinte artigo: https://goo.gl/i4jsMP. No caso do cinema queimado, rústico por lembrar muito o aspecto de uma rocha, apesar de sua textura ser gerada de modo artificial.

 

Esse cimento queimado é resistente, neutro e simples para manutenção. O cimento é prático e tem ótimo custo, assim sua casa ganha tecnologia, inovação na composição e aspecto da parede ou piso, sem precisar pagar um preço exorbitante. Essa talvez seja a dica mais preciosa, você pode ter um design inovador com um orçamento que cabe no bolso.

Mas afinal, como é criado esse material? Esse cimento especial é feito de uma mistura contendo água, o próprio cimento, e areia da própria da obra. Uma aplicação possível, é pegar o pó de cimento gerado e jogado em cima da argamassa ainda em estado fresco. É recomendável que uma equipe especializada seja contratada, pois apesar de parecer um processo simples requer muitos cuidados de execução. Esses cuidados podem por exemplo interferir na textura que você deseja desse cimento queimado. Um exemplo, é que para garantir um tom mais claro, recomenda-se equilibrar um cimento claro com pó de mármore, isso mostra como o processo pode ser complicado e profissional.

Para sua aplicação no chão, os cuidados recomendados precisam ser ainda mais assertivos. A limpeza tem que ser precisa antes da aplicação e recomenda alguns cuidados posteriores. O contrapiso precisa estar limpo, tão limpo, que não pode conter nenhum grão de pó no chão que não faça parte do processo para aplicação. Caso a limpeza realizada não seja eficaz, ele poderá gerar trincas e partes soltas ao piso quando formado. E sobre a manutenção que já foi citada, você poderá retirar o excesso de pó que eventualmente venha se soltar, utilizando um com aspirador. É indicado realizar uma limpeza periódica com detergente neutro.

Para inspirar você, vamos trazer algumas imagens de espaços que optaram pelo uso desse material:

Portanto fica claro que o cimento queimado está em alta nas construções e garante uma diferenciação para seu imóvel, contribuindo até mesmo para a sua valorização. Agora que você verificou alguns benefícios, exemplos práticos e viu como a execução precisa ser cuidadosa. O que acha de realizar esse processo artístico em seu imóvel?

 

 

 

Esperamos que tenha aproveitado e se convencido de utilizar esse material, que além de ser uma tendência faz sua casa mais bonita.

Júnior Lima
Reform