Como posso adaptar meu imóvel para pessoas com mobilidade reduzida?

09/11/2018 | Júnior Lima

Como posso adaptar meu imóvel para pessoas com mobilidade reduzida?

Esse é um artigo de grande relevância, hoje vamos falar das adaptações que sua casa pode fazer para pessoas com mobilidade reduzida, incluindo idosos e deficientes físicos. É bom a gente começar esclarecendo alguns fatos, como a lei nº 10.098 conhecida como “Lei da acessibilidade” que tenta obrigar comércios e espaços urbanos a serem adaptados para receber pessoas com mobilidade reduzida, precisando no imóvel para cadeirantes por exemplo, de rampas e alguns ajustes que vamos abordar nesse artigo.

Porém, olhando as estruturas das cidades brasileiras, fica claro que essa lei não é muito cumprida, fazendo que a Reform tenha a missão de facilitar para você, cidadão, que possa cumprir o que determina a lei e ainda contribuir para que todas as pessoas tenham a acessibilidade facilitada. Queremos ajudar você a se adequar às normas, e a preparar sua residência ou quem sabe até mesmo sua empresa para pessoas que precisam, visitas, parentes ou quem sabe até clientes.

 

Opte por rampas e não escadas:

Uma dica importante é que seu imóvel tenha rampas para facilitar o acesso. Essas rampas precisam ter uma angulação segura e se possível vir acompanhado por um corrimão do início da rampa ao final. A dica é que vocês substituam até mesmo escadas internas ou crie um outro acesso para o segundo andar. No caso de cadeirantes, para facilitar esse ajuste da rampa, é indicado que siga as normas ABNT, fazendo que os cadeirantes possam conduzir sozinhos e com segurança pelo trajeto.

 

Adaptações na entrada:

Além de pensar apenas em rampas e corrimões, seu imóvel precisa ter uma área ampla de entrada para facilitar esse acesso. Você ainda tem que se preocupar com alguns fatores de construção: como o nivelamento do piso e até mesmo o uso de materiais antiderrapantes. A escolha do piso certo precisa ser bem pensado e então executo cuidadosamente, sem deixar nenhuma ponta solta ou elevação que pode causar algum acidente.

 

Dentro do imóvel:

É recomendável já de cara que você não use tapetes, a segurança das pessoas é mais importante do que um apelo estático. Outro fator importante, é que os móveis estejam em uma distância segura para que as pessoas passem por eles sem esbarrar em nada. Que as pontas dos móveis estejam cobertas por um material emborrachado para evitar acidente, e se possível que você utilize um material flexível no piso em “pontos chaves” da casa, para amenizar a queda de idosos, por exemplo. Que as portas e corredores não sejam tão estreitos, facilitando a passagem, retirando até mesmo a sensação ruim de estar em um local apertado e de difícil saída.

 

Adapte seus móveis:

Muito além do que apenas pensar em pontas arredondadas ou retirar os tapetes do ambiente, talvez seja necessário de você um cuidado maior quanto a escolha dos móveis. Recomendamos que entre em contato e verifique a possibilidade de fazer móveis planejados sobre medida. Assim, um guarda roupa, por exemplo, não ficará muito alto e poderá ser acessado por qualquer pessoa com facilidade, dando autonomia. É recomendado que a cama tenha grades de apoio para evitar quedas e facilitar o deslocamento da pessoa, que sai da cadeira de rodas e vai para a cama. E que seja colocado em pontos estratégicos corrimões, pias adaptadas, entre outros elementos cruciais, sempre pensando nessa autonomia.

 

O banheiro é o local principal:

Falando em adaptar pias, tem o local principal da casa a ser mexido, o ambiente responsável por altas taxas de acidentes, e que requer sim, ser adaptado com urgência. Aqui é indicado que tenha piso antiderrapante (é indicado para todos, pois qualquer um pode escorregar no banheiro dependendo do piso), e ainda um corrimão no trajeto do banheiro e na área de banho, para que as pessoas apoiem em caso de uma queda, e se guie por eles. O vaso sanitário e o espaço para banho precisam ser calculados levando em conta o espaço existente e os procedimentos corretos, a colocação do vaso sanitário indicado, a delimitação do espaço seguro para banhos, e voltando à pia, é recomendado pelo encaixa da cadeira de rodas, que ela não tenha mobiliário na parte inferior proporcionando um encaixe perfeito para as pessoas que precisam.

Todos têm o direito à acessibilidade e a uma vida de qualidade. É pensando nisso que a Reform trouxe essas dicas, para que você possa adaptar sua casa tanto para deficientes físicos quanto para idosos, e assim facilitar suas vidas, dando a eles autonomia. Tornando seu lar, ou quem sabe sua empresa, mais acolhedora.

 

 

 

Obrigado por ter lido esse artigo, esperamos que tenha gostado.

 

    

Júnior Lima
Reform