Energia Sustentável: Conheça melhor as placas fotovoltaicas

23/11/2018 | Júnior Lima

Energia Sustentável: Conheça melhor as placas fotovoltaicas

Dizer que a energia solar será a forma de funcionamento da eletricidade no futuro, não é algo de se duvidar. Porém, nós da Reform vamos além, somos capazes de dizer que a energia solar utilizada em sua residência com as placas fotovoltaicas, além de ser a energia do futuro, já é a energia do presente pelas contribuições que garante a todos. Nesse artigo vamos explicar para você como funciona essa captação, algumas curiosidades sobre o tema no Brasil, e suas vantagens e desvantagens.

A placa solar ou como é conhecida: placa fotovoltaica, pode ser separada em dois exemplos. Existe uma placa mais simples que funciona retendo o calor do sol e transmitindo como aquecimento principalmente para água. E há também a placa que faz um processo mais longo, que retém esse calor do sol e o transforma em eletricidade, fazendo com que aparelhos sejam utilizados normalmente. Essa captação ocorre quando partículas de luz desloca elétrons dessa placa. Esse movimento produz energia que é utilizada para carregar uma bateria e assim ser redirecionada para a função que você determinar.

Essas placas fotovoltaicas, têm a missão de ajudar o meio ambiente a reduzir a emissão de gás carbono, que é nocivo ao meio ambiente. Segundo dados fornecidos pelo ministério da ciência e tecnologia, essa emissão de gases irá dobrar por volta de 2030, então é necessário que as pessoas pensem em alternativas. A energia solar é comprovadamente benéfica se comparada a produção realizada por petróleo e até mesmo hidroelétricas. Fazendo com que o impacto no meio ambiente seja reduzido.

Já que estamos trazendo um ponto positivo sobre as placas solares, vamos fazer uma comparação: será que é realmente positivo quando se compara com os pontos negativos da implementação?

As desvantagens passam pelo custo de aquisição e instalação, apesar que com o passar dos anos está ficando cada vez mais acessível. Essas desvantagens caminham pela chamada curta eficiência do projeto, de não produzir tanta energia quanto você pode precisar, assim como a necessidade do ambiente depender de uma matriz energética constante. Áreas em que o sol é escasso, a energia solar não irá produzir quantidade de energia suficiente, gerando a necessidade de se ater a outros meios de produção, destacando que essa energia tende a não funcionar de forma global.

Quando se fala nas vantagens, a gente relembra da questão já abordada nesse artigo sobre sustentabilidade. A energia solar advém de uma fonte natural, diferente de outras, a hidrelétrica por exemplo utiliza a água, mas pode gerar contaminação e ainda prejudica o habitat dos animais ao redor. As vantagens começam aí, mas não é apenas isso, a manutenção do equipamento tem um custo baixo, sua proposta pode levar energia para pessoas em locais remotos, contando que um bom fluxo de sol exista. Sem contar que a energia retida por essas placas pode ser utilizada a noite por exemplo, ou quando o “abastecimento” faltar.

Uma curiosidade, é que na reforma do estádio Mineirão, a esplanada é composta por diversos materiais que geram energia solar. A manutenção ajuda a economizar no funcionamento do estádio e ainda é redirecionado sobras da energia para bairros próximos ao estádio.

E então, bora tornar sua casa mais sustentável?    

Júnior Lima
Reform