Mofo nas paredes, como se prevenir e resolver esse problema?
29/11/2018 | Júnior Lima
Falar sobre esse problema chamado mofo, é falar sobre a ventilação e a iluminação natural. A exposição ao sol, manter janelas abertas, podem ser um meio de prevenir que o problema evolua e cause transtornos maiores para você e sua família. Porém tudo precisa ser remediado, se houver um aquecimento exagerado, afirma-se também que os fungos podem sim se desenvolverem em ambientes quentes. Então, procure manter o local harmônico, e saiba que esse problema pode resultar principalmente do vapor de banhos quentes e de vazamentos no cano. O vapor pode prejudicar, por exemplo, a parede tanto do lado de dentro, quanto do lado de fora do banheiro, pegando o espaço de um quarto, entre outros lugares. Então a dica é: fique de olho.
Afinal, o que é o mofo?
Mofo é uma espécie de fungo que aparece geralmente em locais úmidos e escuros. Esses fungos se adaptam a um ambiente propício, crescem e podem se reproduzir, alastrando por sua casa, atingindo móveis e até mesmo roupas.
No que ele pode ser prejudicial?
O mofo além de ser desconfortável visualmente, tornar o ambiente mais frio e com uma aparência de certa forma aterrorizante, é um perigo para a saúde. Pode transmitir bactérias que chegam até mesmo a causar graves infecções, e ainda pode agravar a asma e problemas respiratórios, então requer um cuidado bem específico, e o melhor jeito de começar é se prevenindo. Dizem que as pessoas mais prejudicadas são: bebês, grávidas, crianças e idosos.
Antes que o mal cresça...
Essas incômodas manchas aparecem principalmente no teto e parede. Para impedir seu aparecimento, é necessário tomar alguns cuidados como a impermeabilização do ambiente. Essa impermeabilização impede com que líquidos, umidade, atravesse regiões rígidas, então não irá penetrar a fundo no concreto. Porém, dependendo da forma que o vazamento ocorra ou no caso da umidade de fora entrar no ambiente, você precisa telefonar para uma equipe solucionar os problemas, afinal, você já entendeu os perigos de deixar essa umidade se apossar de sua casa, não é mesmo? Por isso um projeto de construção é tão necessário para sua obra, remediar no futuro e não construir do jeito correto pode dar bastante dor de cabeça.
Práticas que podem diminuir a umidade:
Determine o porquê de estar aparecendo esses mofos em sua casa. Saiba que se for por uma infiltração por vazamento, será necessário consertar o problema, fechar a rachadura, melhorar a hidráulica. Porém essa ainda não é a solução, isso é apenas um amenizador, corrigir o problema raiz fará com que a proliferação cresça.
Em outro caso, vamos pensar no solo. E se a umidade vier de baixo do seu imóvel? Bem, nesse exemplo diminuir o problema se torna mais complicado. Talvez seja necessário fazer uma operação de drenagem do solo, ou então você não livrará completamente do problema. Assim como dito anteriormente, o ideal é utilizar o planejamento de obra antes mesmo de iniciar, checar o solo em uma construção é imprescindível, sendo possível constatar tal problema e então corrigi-lo.
Você escolheu bem o local em que sua casa está? Se a resposta for sim, talvez o seu problema não seja natural, mas caso a resposta seja negativa, lhe dar com a natureza será um grande problema. No caso amenizar a situação requer controle, você precisará cuidar do local que aparece o mofo de forma recorrente.
A limpeza do ar condicionado, a troca de desumidificadores ou até mesmo a implementação de um, e as melhorias da ventilação e iluminação interna. Todos esses fatores podem contribuir para que você não viva essa experiência indesejada.
Como resolver em definitivo?
Querendo ou não, apareceu esse problema, você precisa resolver para no futuro as consequências não serem drásticas. Para solucionar esse problema, é necessário primeiro identificar a causa raiz, e então uma equipe preparada como a Reform, conseguirá a solução ideal para você e sua família.
Gostou do artigo? Acesso nosso blog e veja nossos outros também.
Júnior Lima
Reform