Arquitetura, Design e Decoração: O estilo dos bares

10/01/2018 | Júnior Lima

Arquitetura, Design e Decoração: O estilo dos bares

Você pensa em montar um bar, sonha em ser dono do seu próprio negócio, tem até algumas ideias, mas na parte de arquitetar essas ideias, de pensar no espaço, na decoração e em como ele será exposto ao cliente, você se perde e não sabe como executar um bom projeto, estou certo? Uma dúvida que você já esbarra quando vai criar um bar é no quesito padrão. Qual vai ser o estilo do seu comércio? Existem alguns já padronizados que valem a pena conhecer, ao expor esses estilos vamos estar passando por questões importantes, veja mais abaixo:

 

Boteco

O famoso boteco... Você sai do seu serviço, já passa das sete horas da noite, se sente cansando, quer distrair a cabeça. O que vem à sua mente? Sim, quem nunca foi para um boteco aliviar a tensão, conversar com os amigos, comer um delicioso petisco e tomar aquela cervejinha gelada? É um espaço que deve portar vários tipos de pessoas, é mais simples em sua aparência; fica a critério do dono compor o espaço, definir o público – alvo para assim trabalhar no conceito estético. É o mais comum de ser descrito, sendo sempre como já falado associado a sabor pelos seus petiscos, no design ficaria interessante associar essas gostosuras com o visual do estabelecimento, lembra do nosso artigo sobre a psicologia das cores? (https://reformweb.com.br/blog/post/51/Como-escolher-a-cor-certa-para-a-parede%3F-Entenda-a-Psicologia-das-Cores)

 

Bar Americano

Agora vamos falar sobre um bar com uma temática que está em alta no Brasil. Caso você esteja procurando conforto e relaxar esse precisa ser o lugar ideal. Ao tirar o projeto do papel é necessário se colocar no lugar do cliente se importando muito com a mobília. Um sofá em L no meio do espaço, luzes mais claras, belas, um atendimento excepcional fazendo com que as pessoas sintam-se em casa. O bar americano tem como destaque as cores neutras, realçando a madeira em sua composição, cadeiras de plástico como em um simples boteco nem pensar, aqui temos um ambiente moderno com poltronas, música ambiente, ar refrigerado. O barman se torna aqui a estrela do local, que tende a servir drinks dos mais variados tipos.

 

PUB

Uma casa boa, antiga, mas que se destaca na cerveja, assim pode ser definido deforma simples um PUB. É um famoso ambiente que está em alta, os PUB’S são de origem inglesa, como característica é um pequeno bar com restaurante voltando para um público de maior poder aquisitivo. Pode-se citar em seu design as paredes feitas de madeiras, os bancos altos, a música ao vivo, ambiente com uma iluminação mais baixa, tons escuros, espaço predominantemente noturno.

 

Cyber Café

Combinar o ambiente virtual com um bar, essa é a proposta aqui. Chamar um local de bar não necessariamente deve associar apenas com bebidas alcoólicas, sim, para a surpresa de todos. Para compor a identidade visual é interessante sair um pouco do padrão e viajar por espaços futuristas, a exemplo temos o azul como possível destaque, as luzes de neon podem ser uma ótima pedida, lembrar que esse ambiente poderá se tornar um espaço para jovens que gostam de modernidade e estão acessando a internet de maneira exagerada, se ocupando com os afazeres da faculdade, seria como se divertir e ao mesmo tempo estar comprometido com os seus projetos.

 

Pool Bar

Estabelecimento que geralmente fica em hotéis, a peculiaridade desse local é ser um balcão aberto ficando na borda da piscina ou até mesmo dentro dela, um sonho não acha? Não é um tipo de bar que se vê todo dia, mas com certeza é um tipo bem interessante de se pensar. Quem sabe até mesmo caso você esteja pensando em construir uma piscina você não possa colocar esse bar no projeto e modernizar ainda mais sua residência.

 

Existem outros estilos ainda, mas esses citados acima englobam boa parte dos que estão em alta para esse ano. Mas caso você queira sair um pouco do padrão, temos alguns exemplos diferentes para mostrar, quem sabe não o inspiramos a construir de vez o seu novo negócio.

 

Sky Bar, Bangkok

O que você acha de um bar projetado exclusivamente para um terraço? Este bar está no andar sessenta e três de um prédio de Bangkok, é um prédio bem alto que dá para ver uma paisagem espetacular. Outra coisa que chama atenção além da disposição dos elementos nesse espaço, é o balcão reluzente, circular e sofisticado que prepara os drinks para os convidados, que certamente não tem medo de estar há vários metros do chão.

 

Red Sea Star Bar - Israel

Localizado no fundo do mar vermelho, a seis metros de profundidade, é um bar submarino, outro da lista que busca proporcionar uma experiência visual aos seus clientes e essa incomparável com nenhuma outra. Ao olhar pela janela você poderá ver corais, animais do mar; gerando uma sensação que não há como ser explicada, apenas sentida. Fora que ao olhar os detalhes da decoração do espaço nota-se que cada item remete ao local escolhido para sediar esse bar, como os bancos de águas vivas, criaturas do mar, fora o aspecto de desenho incrível que gera uma impressão de que tudo ao redor está se movendo graças ao percurso das águas.

 

Northern Lights Bar – Islândia

Esse bar é afastado, irá precisar fazer uma caminhada longa para chegar até ele, mas estar dentro do estabelecimento que mais parece uma sofisticada casa geometricamente planejada e cercada de forma proposital por vidros, é uma sensação única; dentro desse espaço é possível ver a aurora boreal e os musgos cobertos de lava, uma paisagem magnífica que todos concordam valer a pena caminhar pela Islândia e após caso estejam cansados, basta relaxar e tomar uma bebida aproveitando um show de luzes naturais. 

 

The Ice Bar, Quebec – Canadá

É até bizarro de se pensar, um bar todo esculpido de gelo, que funciona apenas no período de três meses, sendo que passando seu tempo de atividade ele derrete e para o próximo ano tem que ser construído novamente. Nunca imaginamos que um dia teríamos que contratar um escultor de gelo para realizar obras.

 

Sun Dial Restaurant & Bar – Atlanta

Localizado em Atlanta nos EUA, é um restaurante que serve comida e bebidas variadas. Quando se fala das diferenças desse bar para os demais estabelecimentos, já começa pelo fato de estar localizado no andar setenta e um, cercado por amplas placas de vidros, mas pensa que é apenas isso? O restaurante gira proporcionando aos frequentadores uma vista única de toda a paisagem. É um impressionante bar/restaurante de 360º.

 

Pensar no padrão é uma forma de não errar, porém inovar pode ser um destaque ao seu estabelecimento, sendo necessário colocar na balança o que vale a pena pra você. E agora, tem uma ideia de como será o seu bar perfeito? Entre em contato com a Reform que o ajudamos a planejar e executar seus sonhos.

 

Gostou do artigo, então compartilhe no Facebook para os seus amigos verem.

 

Júnior Lima
Reform