Casa pequena: Como a decoração pode fazer toda a diferença

16/08/2018 | Júnior Lima

Casa pequena: Como a decoração pode fazer toda a diferença

Morar em uma casa pequena pode trazer vantagens e desvantagens, nessa escolha do tamanho da residência entra diversas questões, mas com certeza seu gosto pessoal é uma delas. Sua casa pode ser a menor que você conseguir imaginar, porém uma decoração bem feita fará toda a diferença.

Essas decorações voltadas para casas pequenas podem ser mais fáceis de se construir um ambiente harmonioso do que em uma casa grande, quando o espaço é excessivo e precisa ser preenchido com muitos objetos, pode-se perder a chamada unidade visual.

Para sua casa mesmo pequena ser acolhedora, você pode por exemplo pintar as paredes e selecionar as cores que mais combinam com o ambiente, esse assunto já foi abordado no nosso artigo sobre a psicologia das cores: https://reformweb.com.br/blog/post/51/Como-escolher-a-cor-certa-para-a-parede%3F-Entenda-a-Psicologia-das-Cores. Somente de você mudar sua residência com combinações bem pensadas dessas cores, você dará ao espaço um charme todo autêntico, e como estamos falando de casas menores, tente não exagerar tanto na quantidade de tons.

 

Pendure objetos, quadros, pôsteres. Quem disse que você precisa estar em um local todo padrão e sem características próprias? O fato da sua casa ser pequena não tira de você o direito de deixar o interior dela com suas particularidades: pendurar objetos, fazer uma pintura diferenciada com uma estampa de paisagem por exemplo, vai do seu gosto pessoal e muito da tentativa e erro. Não gostou? Então refaça, o importante é você estar bem e feliz com sua casa.

 

Não gosta de inventar muito? Talvez um ar clássico seja melhor. Vamos imaginar que você prefira sua casa com um clima bem aconchegante, e ainda vamos pensar que estamos em uma época de frio, nessa ocasião uma das melhores apostas é sim investir no clássico, como tapetes, cortinas, e uma combinação toda particular. Esses elementos trazem um charme todo especial e ainda ajuda a te aquecer. Se possível não deixe de combinar estampas. Outra coisa, não se engane, elementos como cortinas e tapetes não precisam ser usados apenas no frio.

 

As plantas também podem ser uma boa pedida, podem até se tornar as verdadeiras amigas de um ambiente autêntico. Então, faça pesquisas, tire um tempinho para pensar em como você irá utilizá-las em sua casa, que vale muito a pena. Fica a dica de que é realmente interessante e pode melhorar até mesmo a qualidade do ar em seu ambiente, então as tenha por perto. Agora, se você não tiver tempo para cuidar delas, recorra às chamadas plantas artificiais, pelo menos seu ambiente vai estar recebendo um bom utensílio decorativo.

 

Brinque com o rústico. Você pode usar por exemplo caixas de papelões, palhetes, caixa de madeira, entre outros objetos e assim atribuir a eles outra função, a de embelezar o ambiente. Estamos falando aqui do artesanal e sustentável, transformar descartes como caixas de madeira em armários ao coloca-las na parede por exemplo, isso irá gerar ao local rusticidade e fornecer ao imóvel particularidades. O rústico é justamente você trazer materiais que lembrem algo antigo, que remete ao campo, como madeira, pedras, entre outras que colocadas em sua casa pode dar um charme especial.

 

Organize objetos. Você pode fazer com um cômodo de sua casa o mesmo que faz com seu guarda – roupa, por exemplo ao organizar suas roupas por cor, ou então você pode organizar por tipos de roupa, ou então por combinações. Já entendeu onde queremos chegar? Você pode criar uma dinâmica de organização que irá chamar bastante atenção de uma forma, seus perfumes, objetos por cor, mas na próxima semana mudar esse método e assim surpreender sues visitantes, apenas crie uma forma que seja sua e organize o ambiente.

 

Estampas, tema e inspiração. Você gosta de algo muito, tanto, que te faz sentir bem? Por exemplo, qual é seu filme preferido? Ou o esporte que mais gosta? Onde sempre sonhou passar suas férias? Você pode trazer essa experiência para dentro de casa, faça suas sensações ganharem vida e mostre para as pessoas que entrarem nesse espaço quem é você de verdade. Estampe almofadas, paredes, compre objetos específicos para retratar sua imaginação, imaginou como pode ser legal?

 

Não podemos terminar esse artigo sem trazer exemplos diversos sobre decoração para casas menores. Lembre-se, amanhã pode ser a sua!

 

 

Reform, inspirando o melhor dos seus sonhos.

 

 

Júnior Lima
Reform